Hannah Thame

htO refluxo em pets é uma resposta da abertura do esfíncter, músculo que fica entre o esôfago e o estômago. Em geral, como este músculo se mantém a maior parte do tempo fechado ele retém a comida no estômago. Agora, caso algo provoque a abertura dele fora de hora, a comida, muco ou fluxo tendem a circular entre o estômago e o esôfago podendo chegar até a boca.

Desta maneira, o refluxo em pets também pode ser conhecido como refluxo gastroesofágico.

O que causa? Fator congênito: quando há propensão genética, refluxos podem ocorrer com maior intensidade e frequência; mudança de remédios: o organismo do animalzinho pode apresentar alterações em decorrência das mudanças repetidas de remédios. Esse fator também provoca o aparecimento de refluxos; alteração na alimentação: quando o pet come algo muito gorduroso ou fora do padrão de alimentação há possibilidade de refluxos, problemas no esôfago: inflamações, dilatações ou hérnia hiatal.

pets refluxSintomas comuns

O refluxo em pets não costuma apresentar sintomas preliminares, diferente de vômitos. Normalmente, os pets tendem a ter falta de apetite quando passam por quadro de refluxo.

Por isso, não deixe de falar com o veterinário caso seu pet começar a ter falta de apetite constante.

Diagnóstico e tratamento

Assim como o reconhecimento de causas é importante, o diagnóstico e tratamento para o problema não podem ser dispensados. Afinal, fazem parte do processo de recuperação do seu pet.

O veterinário, neste sentido, atua mais uma vez como uma figura chave. Este profissional fará a entrevista com o tutor do pet e avaliação clínica do animalzinho. Ela pode incluir exames de imagem e outros, a exemplo da endoscopia.

A mudança e acompanhamento da alimentação são as primeiras orientações concedidas por veterinários quando fazem o diagnóstico de refluxo em pets. Por outro lado, caso os refluxos sejam decorrentes de pneumonia, o veterinário recomendará remédios. Converse com um profissional de confiança.

 

A Dra. Hannah Thame é Médica Veterinária e Mestre em Ciência Animal com ênfase em Sanidade Animal pela Universidade Estadual de Santa Cruz  e diretora do Centro de Especialidades Veterinários-CEV Vitória da Conquista.