tonho de anizioO TCM – Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, aprovou as contas de Antonio Anísio (PT), referentes ao exercício do ano de 2020 na gestão da Prefeitura Municipal de Itacaré.

Na sessão desta quinta-feira (24/02), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia julgaram e emitiram parecer recomendando a aprovação com ressalvas, pelas câmaras de vereadores, das contas referentes a 2020 de mais 10 prefeituras baianas. Os pareceres englobam as contas de governo e as de gestão.

As contas de governo são aquelas sobre a execução orçamentária dos poderes do município, com o resultado das metas fiscais, e com os índices de aplicações em Educação e Saúde – com limites mínimos fixados na Constituição. E também sobre a transparência, para o devido controle social. Já as contas de gestão trazem as informações individualizadas ou consolidadas das unidades jurisdicionadas (secretaria, órgão) sobre a execução do orçamento e dos atos administrativos permanentes (licitação, contratos, pagamentos) para julgamento pelo tribunal.

Antônio de Anísio que foi eleito prefeito de Itacaré pelo terceiro mandato, sendo uma gestão entre 2009/2012 e 2017/2020, com reeleição nas eleições de 2020 e segue como prefeito até 2024.

O prefeito Antônio de Anísio, que é do distrito de Taboquinhas e foi vereador de carreira vêm protagonizando a política regional, inclusive já esteve Presidente da Amurc – Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano e agora está Presidente reeleito do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul da Bahia, que tem mais de 15 municípios consorciados.