med santa casaO Programa de Residência Médica da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, um dos mais tradicionais da Bahia, formou, durante cerimônia na noite de quarta-feira (23), uma nova turma de especialistas que atuarão em diferentes áreas da medicina. Os novos médicos ingressaram no programa de residência médica nos hospitais Calixto Midlej Filho (HCMF) e Manoel Novaes (HMN), em 2019 e 2020, onde foram acompanhados por profissionais renomados do estado.

Durante a cerimônia, a diretora técnica do HCMF, Maria Carolina Reis, falou da importância do Programa de Residência Médica para a população. “Esse momento representa o encerramento de um ciclo, de uma conquista profissional para os jovens médicos, bem como demostra o compromisso da Santa Casa de Itabuna com a formação não apenas de profissionais capacitados, mas de pessoas ainda mais comprometidas com o cuidado e com o próximo”.

A médica Maria Carolina ainda enumerou os programas existentes na Santa Casa de Itabuna e que são fundamentais para a qualificação profissional. “Hoje dispomos dos programas de Residência de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Oncopediatria e Habilitação para residência em Nefrologia, além da parceria com instituições de ensino para internato em medicina e campo de estágio multiprofissional ”.

A coordenadora de Pediatria do HMN, a médica Saraly Silva Costa, falou do trabalho desenvolvido em parceria com os novos profissionais. “Quando ensinamos e pegamos na mão, é na esperança de transformarmos essa realidade tão dura em dias melhores. É bom saber que estamos dando um pouquinho de nós para vocês. A beleza da formação médica é conseguir capturar o melhor de cada um de seus preceptores”.

OS ESPECIALISTAS

Os médicos residentes tornaram-se especialistas em Pediatria, Cirurgia Básica, Clínica Cirúrgica e Clínica Médica. Os profissionais falaram da importância do programa para a sequência de suas carreiras. “Essa formação extra é imprescindível para as nossas carreiras. A especialização nos possibilita direcionar o cuidado para paciente que é o centro da nossa residência”, explicou a médica Julian Pedra Galvão.

Para o médico Ruan Fernando Alvarenga, além de aprimorar a técnica, a Residência Médica permitiu à turma acesso a várias ações sociais e humanas desenvolvidas pela Santa Casa de Itabuna. Ele também avaliou que a atuação na Santa Casa acrescentou muito conhecimento na sua vida pessoal e profissional. “O treinamento com os professores foi excelente. O conhecimento que obtivemos aqui será levado para as nossas vidas e futuro atendimento ao paciente”, contou Ruan.

A cerimônia de formatura da turma de médicos especialistas de 2019/2020 foi encerrada com entrega de certificado de conclusão e uma homenagem ao médico Fernando Cruz, que falou ser prazeroso repassar conhecimento para os novos profissionais. Participaram do evento preceptores, coordenadores, médicos, Provedoria, diretoria administrativa, além de representantes das instituições de ensino como UESC, FASA, UFBA (campus de Vitória da Conquista) e a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes.