WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

novembro 2021
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


A Amizade e a Saúde Mental

O que há de mais grandioso na vida, e que  beira à perfeição, é se colocar em uma experiência de troca que nos humaniza e nos conscientiza como cidadãos livres. (Montaigne)

 

 

Christyanne Estrella Kalid

crisApós o acompanhando da minha mãe, durante uma depressão grave, no ano de 2020, e que resultou no seu falecimento, observei durante o convívio com ela, que poucas pessoas consideradas amigas próximas apareceram, em nenhum momento, para visitá-la. Em razão disso, minha mãe começou a expressar um sentimento de abandono, quando dizia:  Eu não preciso só de alimento, eu preciso dos meus amigos.

Logo após a sua morte, decidi fazer uma pesquisa de opinião online para tentar saber de pessoas do nosso convívio sobre  o que significava para elas a amizade. Esta pesquisa de opinião visou fornecer-me dados para uma apresentação sobre o tema – AMIZADE  – para um veículo de comunicação, nesta cidade.

Fiz uma viagem ao passado! E pude observar como este sentimento foi tratado ao longo dos séculos. Li sobre a opinião de Montaigne, Sêneca e outros, e parei em Cícero que viveu entre 106 a 44 a. C. E neste, encontrei a seguinte afirmação: A amizade, mais do que todas as outras coisas humanas é o privilégio dos justos. Não é verdade que ela nasce do utilitarismo e caminha para ele; ao contrário, o fundamento da amizade está na própria natureza; quanto mais a virtude brilha em alguém, mais nos inclinamos a lhe dirigir sentimentos de amizade. Há amizades profundas e refinadas, e amizades comuns e superficiais. Não é preciso dizer que as primeiras são preferíveis às outras, pois fundamentam-se verdadeiramente na virtude e orientam-se para o bem comum dos amigos.

Finalizando, gostaria de dividir com vocês a minha preocupação, após a análise das inúmeras respostas sobre o tema. Como é possível que neste período tão triste no qual ainda estamos vivendo, pessoas afirmem que não sabem o que significa a amizade; outras, dizem que se bastam e alguns até gostariam de ter essa experiência, segundo eles.

 

 

Christyanne Estrella Kalid é Psicóloga (CRP 03/13538)

christyannek@hotmail.com

7399183-6900

 

 

Obras consultadas:

CÍCERO, M.T. Da amizade. São Paulo: wmfmartinsfontes, 2012. 84p.

MONTAIGNE, M. Sobre a amizade. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Ed., 2011.  208p.

SÉNÈQUE.   Lettres à Lucilius: Sur I’amitié, la mort et, les livres.   Paris: Pocket.  1990. 210p.

1 resposta para “A Amizade e a Saúde Mental”

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia