lessa 2O empresário Marco Lessa fez um balanço sobre as expectativas do mercado do cacau e do chocolate brasileiro no mundo. Durante entrevista ao comunicador Vila Nova, direto de Portugal, Marco contou sobre a missão do cacau no Brasil, quando visitou as principais cidades produtoras para planejar novas edições do Festival Internacional do Cacau e chocolate.

A expedição foi para Urubici, em Santa Catarina, famoso por abrigar o local mais frio do Brasil; Altamira, no Pará, atualmente o maior produtor de cacau do país, além de Linhares, principal cidade cacaueira do Espírito Santo. “ A intenção é aproximar os centros produtores de cacau do todo país. Discutimos de praga até mercado” , contou ele.

Marco também contou motivado sobre o Salon do Chocolat de Paris, encerrado na última semana, que o surpreendeu pois marcou o retorno de eventos sensoriais.Além disso, para ele que coordenou o stand que promovia o Brasil, o evento foi um espaço privilegiado para aumentar a inserção dos chocolates finos do Brasil no mercado europeu.

Lessa atualmente reside em Portugal e durante o bate -papo falou que Portugal pode ser a porta de entrada para que o chocolate do sul da Bahia avance na Europa. “Portugal tem muito o que crescer na Bahia e a Bahia pode crescer muito com Portugal”, afirmou. Clique e ouça na íntegra a entrevista com Marco Lessa.