adutoraUma rede de 300 milímetros da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), localizada na Rua Alto Mirante, no Bairro São Roque, rompeu na manhã de hoje, dia 14, causando danos à residência de dona Maria das Graças Veloso.

O filho da dona do imóvel, Ricardo Alexandre Veloso, disse que a construção foi realizada há 20 anos e a família não tinha a informação de que no terreno sob a casa havia uma rede da Emasa.

“Nossa família adquiriu o terreno, realizamos a construção do imóvel e não tínhamos a informação de que nesse local passava uma rede de abastecimento de água”, disse Veloso.

Segundo o assessor Técnico da Emasa, Anderson Alves, existe um problema grave em relação a construções irregulares na cidade, onde casas são erguidas ou ampliadas por cima de redes da Emasa.

“Vários casos semelhantes já que ocorreram como esse de hoje no Bairro São Roque. As pessoas realizam construções ou ampliação de casas de forma irregular sem comunicar a Prefeitura e acabam erguendo ou ampliando os imóveis sobre as redes de abastecimento de água. Isso é muito grave, pois, pode causar danos a vida dos ocupantes desses imóveis”, afirma Anderson Alves.

Ainda de acordo com Anderson, a rede de água foi fechada e a Emasa aguarda uma posição da Diretoria da Defesa Civil da Prefeitura de Itabuna para definir como será realizado o reparo da adutora, que é responsável pelo abastecimento dos bairros São Roque, Antique, Condomínios Pedro Fontes I e II.

Até que tudo esteja resolvido, a orientação é que a população que reside nessas localidades adotem medidas de economia no consumo de água.