Prefeito Augusto Castro com lideranças políticas vistoriou obras da Vila Olímpica - Foto Roberto Santos (3)O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), vistoriou na manhã desta segunda-feira, dia 4, as obras de requalificação da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso Silva. Por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o equipamento esportivo está sendo requalificado e ampliado pelo Governo do Estado em parceria com o município.

Atualmente 40% das obras já estão concluídas de acordo com a avaliação dos engenheiros. “Itabuna receberá um moderno e bem estruturado equipamento para a prática esportiva. Os nossos jovens e os praticantes de diferentes modalidades esportivas da região sul do Estado contarão com a estrutura necessária para suas atividades”, destacou o prefeito Augusto Castro.

O prefeito lembrou que Itabuna sempre foi um celeiro de bons atletas, com destaque nos cenários baiano e nacional dos esportes de quadra. Por isso, a recuperação da Vila Olímpica era uma necessidade urgente.

Obras de requalificação da Vila Olímpica avançam - Foto Roberto Santos (1)“Durante muito tempo este importante equipamento esteve abandonado. Mas, contando com o apoio do governador Rui Costa e do secretário Davidson Magalhães, titular da Setre, estamos trabalhando para devolvê-lo às atividades esportivas”, salientou.

Além da recuperação de espaços já existentes, como fachada, piscina, vestiários, almoxarifado, arquibancadas, quadras poliesportivas e espaços comuns, também serão instalados equipamentos para novas modalidades esportivas, como por exemplo, pista de atletismo, campo de futebol society com grama sintética, quadra de areia, sistema de acessibilidade e de combate a incêndio.

Liderança política que esteve representando o titular da Setre, Davidson Magalhães, o ex-vice-prefeito Wenceslau Júnior destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Itabuna. “Aqui está sendo construída uma nova Vila Olímpica, com opções para novas modalidades e o mais importante, com toda a segurança necessária”, concluiu.

A vistoria também foi acompanhada pelo secretário de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara Pellegrini, pelo assessor da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Marcos Souza, Kiko, e pela vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB).
____________________________
Ações dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias são destacadas
Atualmente, Itabuna conta com 385 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que fazem o planejamento de cobertura de saúde em 100% do município, tanto na área urbana como rural. No Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Endemias (ACE) a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar destaca o trabalho desses profissionais.

Cabe aos ACS, por exemplo, cadastrar as famílias para os diversos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde. No Programa Previne Brasil, por exemplo, até o momento 180.449 mil pessoas estão cadastradas, mas esse número tende a ser ampliado.

O cadastro favorece a abertura do Prontuário Eletrônico do Cidadão, que permite a informatização da assistência na Atenção Básica, tendo como principal função estabelecer o elo entre a comunidade e Sistema Único de Saúde (SUS) nos três níveis de atenção à saúde: promoção, prevenção, proteção e orientação no processo da reabilitação.

A apoiadora na Gerência dos Agentes Comunitários de Saúde, enfermeira Margarida Amorim, acentua que na gestão municipal foi recuperada a estrutura do gerenciamento do Programa de Agentes Comunitários, que funciona provisoriamente na UniFTC, contando com uma gerência e seis funcionários.

“Desde Janeiro, a gestão do prefeito Augusto Castro se preocupou em restabelecer o funcionamento desse local, onde os dados do sistema de informação, registrados pelos 385 Agentes Comunitários de Saúde são consolidados”, pontuou.

Segundo a coordenadora Lucimar Santos Ribeiro, os Agentes de Controle das Endemias realizam ações de campo voltadas para prevenção e controle de doenças, através das visitas domiciliares, contando também com uma equipe de educação em saúde, que faz sala de espera nas Unidades Básicas de Saúde, levando as informações necessárias para o combate ao mosquito da dengue.

Atualmente, 120 agentes de endemias estão em campo nesta semana visitando os domicílios e aplicando o novo larvicida em alguns bairros de Itabuna, a exemplo do São Caetano, Fonseca, Conceição, Antíque, Pontalzinho, Fátima, Fernando Gomes, Nova Esperança, Carlos Silva, Monte Cristo, Nova Califórnia e Maria Matos.

Com o intenso trabalho dos Agentes de Combate às Endemias, houve queda gradativa das infestações prediais, caindo de 6,8% para 5,1% de acordo com o último Levantamento Rápido de Índice de Infestação Predial para Aedes A