depressão

Cleide Léria Rodrigues

 

cleide l 2Você sabia que a maioria das pessoas com depressão não aparentam estar doente e muitas não demonstram?

Algumas pessoas não percebem ou procuram negar a doença.  Cabe aos familiares e amigos próximos atentar para a identificação depressiva.

Algumas atitudes que as pessoas usam :

1-      Podemos chamar de “depressão mascarada “ ou “depressão sorridente “. Essa depressão é muito presente principalmente entre pessoas mais jovens, elas escondem a depressão ou não a percebem , tendem a criar uma máscara em que estão sempre alegres e sorridente quando estão em público  ,essas pessoas trabalham normalmente estudam , tem vida social , eles não deixam transparecer que estão sofrendo e doente. Porém estão sempre tristonhos em casa e desanimados  por mais simples que seja a a atividade.

2-      Irritabilidade constante – Quem sofre depressão costuma se irritar facilmente com pequenos motivos e, ao contrário do que se pensa para o quadro, não fica calado e guardando as emoções, mas sim, explode em diversas situações e desconta até mesmo em quem não tem nada a ver com a história.

3-      Frieza – Sendo assim , apresenta-se mais frio e menos carinhoso. Mesmo sem perceber passa a não corresponder ou nem mesmo identificar palavras e gestos de afeto deixando de fazer da ação recíproca.

4-      Outro ritmo- Por sentir-se cansada (o) e indisposta  a pessoa diminui o ritmo de trabalho e atividades que exercia normalmente. Passa a fazer menos coisas durante o dia.

5-      Extremo de alimentos  – A pessoa com depressão passa a come incontrolavelmente ou deixa de sentir prazer em comer e ignora a importância de se alimentar bem.

6-      Convite negados – Ao ser convidada(o) para eventos e atividades que mais gostava , a resposta é sempre não.

7-      Oscilação do humor  – A pessoa pode acordar extremamente feliz e animada e em outro totalmente sem vontade e triste , essas oscilações são inesperadas e turbulentas.

8-      Culpa – Quem tem depressão se culpa por tudo de ruim qie acontece de errado em sua vida ou até mesmo na vida dos outros .A falta de confiança e as inúmeras incertezas que rodeiam está mente alterada , faz com que ela não ache outra razão para os problemas a não ser ela mesma. A culpa é o sintoma mais frequente e  mais paralisante na depressão. A pessoa acredita que é merecedora de passar por aquilo que está vivenciado ,seja um trauma, um abuso , uma perda de emprego. Sempre pensa: “ Eu sou culpado de estar nessa situação “, “Sou fraco” e  sou “Inútil “.

Apartar desses pensamentos ela acredita que não há o que fazer para mudar sua situação, e se pune de alguma forma , se paralisando e se isolando.. E em relação a outras pessoas quando se isola ela faz de tudo para agradar o outro por vergonha de sentir da forma que está, e não consegue dizer Não para o outro mesmo  que suas ações não sejam aquelas que gostaria de colocar em prática, resultando por fim se esquecer de se colocar como prioridade até mesmo abrindo  mão de seus próprios cuidados pessoais. Entenda que muitas situações que  você vivência ficou no passado , e não da para voltar atrás. A dica é  , peça desculpas, mesmo que seja para si mesmo e  siga adiante. Se questione : que lição  eu posso tirar dessa situação?

Na verdade – A depressão se apresenta como uma das principais causas de incapacitação no mundo , limitando o funcionamento físico, pessoal e social.

Na pior das hipóteses, pode levar ao suicídio.  Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano – Sendo a 2° principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 a 29 anos.

A depressão é mais prevalece nas mulheres. É possível reduzir os sintomas com tratamentos adequados. Existem tratamentos eficazes para depressão, desde tratamentos psicológicos, como ativação comportamental e Práticas Integrativas  complementares como: ( Yoga,    , meditação, musicoterapia , etc….

Porém a falta de energia para fazer as atividades do dia a dia como tristeza continua , pensamentos de culpa ou dificuldade para manter o autocuidado, como tomar banho, trocar de roupas e escovar os dentes são muito presente nesses quadros depressivos .

Se você se identificou com essas características, ou conhece algum familiar ou amigo que esteja passando por isso , é  hora de buscar ajuda profissional . É importante ficar atento e a melhor hora de busca ajuda em relação a depressão é quando você percebe os sintomas, até mesmo para que o profissional possa avaliar quais são as questão envolvidas e se há algo físico também que deve ser tratado ou até mesmo que possa ser causa do problema. O quanto antes é melhor.

Cleide Léria Rodrigues

Psicóloga Clínica CRP03 18383

@cleideleria.psicologa