Jorge Batista - Ator e Diretor de TeatroO ator e diretor de teatro Jorge Batista estreia seu mais novo projeto nesta quinta-feira (17): o monólogo “Lindas Rosas Negras”.

A peça exalta a ancestralidade feminina africana, através da narrativa do bisneto de uma matriarca negra. “A ideia é que a representatividade feminina seja lembrada como parte importante na construção do Brasil de hoje, destacando na narração a trajetória de vida dessas personagens muitas vezes esquecidas na história”, enfatiza o dramaturgo.

Misturando a técnica do teatro com os recursos e a tecnologia do audiovisual, a peça será transmitida pela internet, através do canal do Grupo Vozes no You Tube, às 19h.

 

Lindas Rosas Negras - 3ª rosaA sinopse do espetáculo trata desse bisneto que reverencia as matriarcas da história da sua vida, provocando o público expectador para esse “’saber ancestral’ que revela que o corpo negro deve ser um território sempre livre, mesmo que marcado pela crueldade da submissão no passado e ainda perseguido pela violência do racismo nos tempos atuais”, destaca Batista.

Além de falar das mulheres pretas fortes, “Lindas Rosas Negras” o faz traçando um prospecto de identidade regional, especialmente em se falando do papel da mulher na Terra do Cacau. “A gente retrata uma mulher grapiúna guerreira, batalhadora e sobrevivente das violências diárias do gênero”, aponta Batista.

A encenação em três histórias que se completam, é feita através do canto, da dança e da narrativa griô (transmitida entre gerações). “A narrativa griô foi criada na Bahia e que se baseia no fato de que essa contação de história tem uma proposta pedagógica, na valorização da vivência das comunidades tradicionais, na tradição oral”, explica o ator e diretor.

O espetáculo foi financiado pela Lei Aldir Blanc e conta com o apoio da Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

Sobre Jorge Batista

 

Jorge Luiz Batista dos Santos é ator, diretor e dramaturgo teatral. Entre os trabalhos que já realizou, destacam-se “Agreste”, “Berro D’água”, “Adolescente Bicho Gente”, “Marinete de Tieta”, “A Távola do Rei Artur”, “Da Rua ao Palco” e “Auto do Descobrimento”. Recentemente, dirigiu e atuou na peça “Pai Nosso”, um dos espetáculos que fizeram parte do projeto “Vozes Encena Interior 2021”.

Como um dos grandes nomes do teatro grapiúna, tem sido um ativista incansável do tema da negritude. “Possibilitar que ele possa ser o autor e o personagem do monólogo é também um reconhecimento do seu talento e da sua contribuição com o teatro de Itabuna, onde já atuou, dirigiu e desenvolveu projetos de sucesso”, comenta Sílvia Smith, uma das criadoras do canal “Vozes Encena Interior”.

SERVIÇO:

 

O quê: Peça de Teatro “Lindas Rosas Negras.

Quando: 17 de junho de 2021 (quinta-feira).

Horário: 19h.

Local: Canal “Vozes Encena Interior”, no You Tube.

Investimento: Somente o seu tempo e sua vontade de assistir. É de graça.

Censura: Livre Para Todos os Públicos.