Hannah Thame

htCachorro e gato são pets “normais”. O famoso “quase todo mundo tem”. Mas você já pensou em ter uma iguana? E um furão? É possível criar esses e muitos outros bichinhos legais.

Coelho
Mesmo não sendo da família dos roedores, adora mordiscar por aí. Como tem dentes que nunca param de crescer, só roendo um monte para mantê-los no tamanho certo. Os coelhos não dão muito trabalho como bichinhos de estimação, apesar de adorarem fazer xixi por tudo, para mostrar aos outros que passaram por ali. Para comer, curtem rações especializadas e folhas verde-escuras.

Jabuti
Parente da tartaruga, é muito calmo e convive numa boa com outros animais. No inverno, não quer saber de passar frio e chega a ficar dias escondido dentro do casco. Quando criados em condições adequadas, os jabutis vivem, em média, 80 anos. Como estão ameaçados de extinção, a venda é controlada pelo Ibama.

 

pets opçaoFurão
Curiosidade é a marca registrada desse bichinho, por isso, deixá-lo solto em casa é confusão na certa! Os furões vivem muito bem em gaiolas, mas precisam de um tempo livre todos os dias para brincar. Assim como cães e gatos interagem com o dono, entendem e obedecem ordens. Como não existem furões na fauna brasileira, é preciso seguir as recomendações do Ibama antes de comprar o seu!

—–

(*) A Dra. Hannah Thame é Médica Veterinária e Mestre em Ciência Animal com ênfase em Sanidade Animal pela Universidade Estadual de Santa Cruz  e diretora do Centro de Especialidades Veterinárias/Vitória da Conquista.