dores e emocoes

Cleide Léria Rodrigues   

 

cleide leriaEstudos recentes confirmam que certas dores físicas além de estarem ligadas à lesões, podem estar levemente relacionadas a baixos estados emocionais como o estresse ou ansiedade.

Atualmente, ouvimos muito sobre quais são os fatores que nos levam todos os dias a manifestar todos os tipos de doenças físicas.

Fala-se de má alimentação, fatores climáticos e ambientais, fatores genéticos, mas, um dos fatores mais importantes é deixado de lado quando se fala de causas favoráveis de doenças comuns: O fator emocional.

Nos últimos anos, a ciência concentrou-se muito para investigar a influência de nosso estado de espírito em nosso estado físico e como poderia ser de outra forma.Se as emoções que causam doenças realmente existem, nosso corpo sempre emite uma reação de acordo com o que pensamos, sentimos e fazemos. Desta forma, a conexão mente-corpo é dada.

Quando pensar.. quando se sente estressado ou cansado demais, não sente que seu estômago se irrita, seus ombros se contraem ou sua cabeça parece um vulcão prestes a explodir ?

Nosso corpo é muito inteligente e sempre nos adverte quando nossa mente não está em seu melhor estado, nós apenas temos que ser capazes de ouvir atentamente o que o nosso organismo está nos dizendo.

É difícil manter este estado emocional equilibrado. Também é verdade que saber que as emoções são um fator-chave para causar doenças físicas é uma vantagem ao planejar um futuro.

 

16 DORES CRÔNICAS LIGADAS A ESTADOS EMOCIONAIS

 

1) DORES MUSCULARES -> Este tipo de dor refere-se à nossa capacidade de fluir com as nossas situações diárias.. Quão flexível você está sendo com cada situação em sua vida?;

 

2) DORES DE CABEÇA -> As dores de cabeça estão relacionadas com a tomada de decisões…

Você está deixando alguma decisão importante a tomar em sua vida?

Relaxe,  descanse, concentre-se e imediatamente tome conta da sua vida, tomando todas as decisões necessárias, que devido ao seu adiamento não o deixa dormir a noite;

 

3) DORES NO PESCOÇO -> Este tipo de dor está relacionado ao perdão…

Se o seu pescoço ou áreas próximas a ele realmente doerem, sente-se e reflita sobre o que você precisa perdoar. Lembre-se que, as vezes, é necessário perdoar, não porque a outra pessoa mereça mas, porque merecemos estar livres desse fardo emocional;

 

4) DOR NA GENGIVA -> Se falamos de emoções que causam doenças, a insegurança e a falta de compromisso estão sempre associados a dor nas gengivas.

Suas gengivas doem?

Analise cuidadosamente qual decisão importante você não está querendo tomar em sua vida por medo de não ser capaz de tomar conta dela depois;

 

5) DOR NO OMBRO -> A dor no ombro está sempre associada a sobrecarga emocional em nós. Tente ser racional por um momento afim de decifrar o que é tão avassalador.

Lembre-se de que você é um super herói.

Não tente levar nas suas costas os problemas do mundo inteiro…

Que todos sejam responsáveis por seus próprios inconscientes;

 

6) DORES DE ESTÔMAGO -> Se você sofre cronicamente de dores no estômago sem razões nutricionais para sofrer com elas, é provável que você não consegue digerir muito em sua vida;

 

7) DOR NA PARTE SUPERIOR DAS COSTAS -> Você saberia que a dor na parte superior das costas nos diz o quão pouco sustentados nos sentimos emocionalmente?

Você pode se sentir muito sozinho em sua vida sentimental e emocional. Se você é solteiro, pode ser hora de sair e encontrar um companheiro(a). Não ignore a questão e faça isso agora!;

 

8) DOR NOS COTOVELOS -> A dor nos cotovelos é geralmente associada a resistência a mudança.

Se seus braços são muito rígidos,  comece a se perguntar se você não está agindo com muita rigidez na sua vida… Talvez tudo o que você precisa seja ser um pouco mais flexível;

 

9) DOR NOS BRAÇOS EM GERAL -> É uma dor com clara evidência de que há um enorme fardo em sua vida que não o deixa seguir em frente; pode ser uma pessoa ou uma situação particular;

 

10) DOR NAS MÃOS -> As mãos são nossos meios de contato com o que nos rodeia. Geralmente a dor está associada a algo que você deseja mas, por algum motivo está se tornando muito difícil chegar até você.

Tente socializar mais, sair de casa e acima de tudo, não deixar você abatido pela decepção. O que você precisa sempre é de encontrar uma maneira de manifestar em sua vida.

Não se desespere!!

A dor nas mãos também pode estar associada à dificuldade de deixar algo muito caro pra você.

 

11) DOR NOS QUADRIS -> Entre as emoções que causam doenças, a dificuldade em se adaptar às mudanças geralmente está diretamente associada à dor no quadril.

 

12) DOR MUSCULAR E ARTICULAR -> Esse tipo de dor costuma estar associado a falta de mobilidade e experiência. Temer em face de novo, aventuras e desafios.. Atreva-se a viver ao máximo!

A dor nos joelhos costuma estar associada à uma demanda excessiva. Seja humilde, lembre-se de que você é um ser humano.

Não espere! Enfrente tudo para correr perfeito!

 

13) DOR NOS DENTES -> Se falamos de emoções que causam doenças, não podemos deixar de nos referir a dor nos dentes quando não nos sentimos confortáveis diante de uma situação e não encontramos uma maneira de lidar com ela. Deixe tudo fluir, lembre-se de que tudo o que tem de ser, será.

 

14) DOR NOS TORNOZELOS -> Normalmente, a dor nos tornozelos é associada à falta de prazer em sua vida. Talvez seja a hora de você começar a agradecer um pouco mais, especialmente em área de relacionamento sentimental.

 

15) DOR QUE CAUSA FADIGA -> É muito claro. Você se sente entediado, estagnado, cansado.. Não negue o que você sabe que é necessário para alcançar seu progresso. Corra atrás dos seus sonhos!

 

16) DOR NOS PÉS -> A dor nos pés está sempre associada a depressão e mau humor. Os pés são pontos do corpo muito sensíveis, capazes de detectar imediatamente esse tipo de emoção negativa em nós.

 

Meu site: https://www.psicologacleiderodrigues.com.br/

Facebook: Psicóloga.Cleide Léria Rodrigues

Instagram: @psicologacleideleriarodrigues

 

Cleide Léria Rodrigues   é psicóloga

CRP03/18383