Silmara Santos Oliveira

silmaraA Academia de Letras de Itabuna – ALITA – fará 10 anos de existência no dia 19 de abril de 2021. Às 20 horas, haverá uma solenidade no espaço virtual do zoom, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Em homenagem à casa, o membro, escritor e fundador, Cyro de Mattos discorrerá sobre os dez anos de realização e presença na comunidade itabunense, sítio de sua criação cujo patronato recebe o nome do ficcionista Adonias Filho.

A celebração será coroada com a entrada de seis novos membros, intelectuais da área da educação na sua maioria, que serão recebidos com bastante empatia e a expectativa de realização de novos trabalhos, inaugurando uma fase promissora, com vistas à produção intelectual e cultural que dê conta de envolver com mais intensidade a comunidade extramuros.

Sempre com especial atenção ao aspecto da leitura, do livro e de outras artes, contribuindo para a extensão do saber e do prazer de ler, a ALITA receberá, o Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Prof. Alessandro Fernandes de Santana, somando-se a ele o Professor Charles Nascimento de Sá, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, a Magnífica Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, Profa. Joana Angélica Guimarães da Luz, a Profa. Reheniglei Rehem, aposentada pela UESC, Dr. Sílvio Porto de Oliveira, médico neurologista, e o Prof. Wilson Caitano de Jesus Filho da Escola Pio XII de Itabuna.

Este é um momento importante para Itabuna e região porque demonstra a valorização do conhecimento através das letras, o que, necessariamente, implica desenvolvimento social e aumento da sensibilização do indivíduo humano. Deixa-se que a literatura recubra temáticas que, por meio de seus escritores, trazem à reflexão questões humanas, abordagens filosóficas, sociológicas e tantas outras disciplinas responsáveis pela análise do homem e da sociedade na qual estamos inseridos.

Os dez anos de existência da ALITA tem caráter jubiloso por si mesmo e, por trazer para junto de si os novos membros acadêmicos, com igual justeza, pela honradez dos integrantes fundadores, efetivos e correspondentes, um construto que abrilhanta a instituição, dignifica seu nome, fortalece seu trabalho e aponta para um futuro promissor.  São quarenta cadeiras plenamente preenchidas e prontas para dar sequência ao labor que a literatura requer para irradiar aprendizado e cultura.

A atual diretoria se compõe dos nomes de Silmara Santos Oliveira – Presidente, Lurdes Bertol Rocha – Vice Presidente, e na sequência de cargos, Janete Ruiz Macedo, Sione Maria Porto de Oliveira, João Otávio Oliveira Macedo, Marcos Antônio Santos Bandeira, Cyro Pereira de Mattos, Jorge Luís Batista dos Santos, Ruy do Carmo Póvoas, Raquel Silva Rocha, Celina Silva dos Santos e Ceres Marylise Rebouças de Souza. Em nome de todos, saudamos, especialmente, Sônia Carvalho de Almeida Maron que, por dois mandatos, geriu a ALITA edificando a instituição.

——

Silmara Santos Oliveira  é  presidente da ALITA