sub 1

O Concurso BIOMAR de Foto Sub – Edição Abrolhos, um dos mais tradicionais eventos de fotografia do Brasil, acaba de anunciar os vencedores da edição de 2021 em uma live de premiação no Youtube do Projeto Coral Vivo. De 22 de fevereiro a 15 de março, fotógrafos profissionais e amadores participaram do concurso enviando uma seleção de imagens inéditas do fundo do mar que, obrigatoriamente, precisavam contemplar seres marinhos encontrados na região de Abrolhos. O escolhido pelo júri na categoria DSLR/Mirrorless foi Ruver Bandeira. Já na categoria Compacta, a vencedora foi Fernanda Saldanha. Os fotógrafos precisavam enviar uma foto para as categorias grande angular, macro, peixe e rede Biomar. A seleção dos que mais se destacaram no concurso foi feita a partir do somatório de pontos das quatro imagens do portfólio de cada um.

sub 2Os primeiros colocados de cada categoria foram comtemplados com um cruzeiro de três dias no arquipélago de Abrolhos (conforme regulamento), de 17 a 19 de setembro. Já os cinco primeiros de cada categoria foram premiados com Kit BIOMAR e troféus confeccionados com madeiras de reaproveitamento de Jenipapo. As peças foram produzidas pelo Ateliê Astúcias, núcleo de artes plásticas do Movimento Cultural Arte Manha, em Caravelas, sul da Bahia. Coordenados por Dó Galdino, artista plástico e arte educador no Arte Manha, jovens artistas esculpiram os troféus durante aulas de formação e trabalhos de Educação Ambiental.

O Concurso BIOMAR de FotoSub reúne projetos patrocinados pela PETROBRAS, através do Programa Petrobras Socioambiental. A Rede BIOMAR é formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e Tamar e tem como objetivo a conservação da biodiversidade marinha no Brasil, atuando na proteção e pesquisa de espécies e dos habitats relacionados.

 

 

Sobre o Projeto Coral Vivo

O Projeto Coral Vivo é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos ambientes recifais e coralíneos do Brasil. Concebido no Museu Nacional/UFRJ, hoje é realizado por catorze universidades e institutos de pesquisa. Está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que é o coordenador executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais). Esse documento de pactuação está sendo realizado com a coordenação geral do Cepsul/ICMBio. Além disso, o Coral Vivo integra a Rede BIOMAR, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador Meros do Brasil e Tamar. Patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque. Mais informações: www.coralvivo.org.br.

Entenda melhor sobre a formação dos corais no canal do Youtube do Coral Vivo.