emasa 1

Além de possibilitar a limpeza do canal do bairro Santo Antônio, que fica nas ruas Santos Dumont e José Bonifácio, o acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Itabuna e a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), vai viabilizar a canalização de todo o esgoto sanitário que atualmente é lançado no canal de macrodrenagem.

emasa 2
Ao visitar o bairro Santo Antônio para acompanhar os trabalhos de limpeza que estão sendo realizado em toda a extensão do canal, o prefeito Augusto Castro (PSD) e o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, anunciaram a realização das obras de canalização do esgoto antiga reivindicação dos moradores que sofrem com o mau cheiro, a presença de insetos e animais peçonhentos, alagamentos e o retorno do esgoto para as casas em períodos de chuva.
“Durante a campanha eleitoral nas vindas ao bairro Santo Antônio o que mais ouvimos da população foram pedidos para resolver a situação desse canal. Agora, junto com Emasa, vamos resolver em definitivo a questão do esgoto e assim oferecer uma melhor qualidade de vida para as pessoas que moram na proximidade do canal”, disse Castro.


Segundo Raymundo Mendes Filho, após a limpeza do canal em aproximadamente 1,5 quilômetro serão implantadas redes coletoras de esgoto, que vão levar os dejetos através de dutos até a destinação final. “Temos mais de um quilômetro de canal. Vamos implantar nas duas margens tubulações interceptoras com poço de visita para receber o esgoto despejado. E assim, deixar o canal livre para a drenagem pluvial e viabilizar a sua revitalização”, explicou Mendes Filho.

As redes interceptoras devem totalizar cerca de dois mil metros. “Com esse trabalho, vamos eliminar todo o transtorno que é causado aos moradores das ruas Santos Dumont e adjacências, como a presença de insetos, roedores e mal odor. Assumimos o compromisso de cuidar das pessoas de nossa cidade e não vamos poupar esforços para alcançar esse objetivo”, garantiu o prefeito Augusto Castro.