uescA Professora Ticiana Grecco Zanon, assessora de Relações Internacionais da Universidade Estadual de Santa Cruz (Arint/Uesc), participa desta terça (2) até sexta-feira (5) da X Reunião da Comissão Assessora de Avaliação do Programa de Bolsa Brasil Paec -OEA-GCUB. Em função da crise sanitária causada pela Pandemia da Covid-19, a reunião da comissão é realizada virtualmente.

Nesta Décima Edição, 40 universidades brasileiras ofertaram mais de 350 bolsas de estudos para cursos de mestrado e de doutorado. De acordo com as informações da Arint, a Uesc ofereceu ao Programa 10 vagas para mestrado e três vagas para doutorado. A Universidade recebeu inscrição de 139 candidatos. Na concorrência geral, foram de 10 a 63 candidatos por Programa de Pós-Graduação (PPG). A professora Ticiana destaca que “se foram 1575 candidatos no geral, este ano, isso quer dizer que 8% de todos eles colocaram a Uesc como uma das suas opções”.

O Programa Bolsas Brasil Paec OEA-GCUB Brasil é resultado da cooperação entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DELP/MRE) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).

Lançado em 2011, o Programa de Bolsas Brasil Paec OEA-GCUB Brasil é uma das iniciativas de cooperação regional mais importantes para o desenvolvimento da educação superior na América Latina e no Caribe. Seu objetivo é contribuir para a integração e fortalecimento da região das Américas por meio da concessão de bolsas de estudo de cursos completos de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado), oferecidos pelas universidades brasileiras associadas ao GCUB para estudantes dos 34 países membros da OEA, exceto o Brasil, e formar líderes capazes de atuar em diferentes setores, como universidades e instituições de pesquisa, agências governamentais, setor privado e outros.

São selecionados alunos com alto nível acadêmico, trajetória de liderança e alto potencial de impacto para o desenvolvimento socioeconômico de seus países de origem. As bolsas são ofertadas a estudantes oriundos dos 34 países-membros da OEA, exceto o Brasil.