B94EB4B7-A928-499D-AD7C-4D321DB11AF7

Trezentos e setenta e dois exemplares de livros dos mais variados gêneros foram doados pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania à biblioteca do Conjunto Penal de Itabuna. O ato de doação ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 17, na sede da FICC, com a presença do presidente da entidade, José Carlos Trindade, do diretor da unidade prisional, major Adriano Jácome, da assistente social Rubnéa Vieira e das professoras Rute Praxedes e Genny Xavier.
“A doação desses exemplares tem um grande significado para a FICC, enquanto entidade fomento à cultura e de promoção da cidadania. Nós que consideramos a importância da leitura, não poderíamos deixar de colaborar com o projeto de ressocialização realizado pela direção da unidade prisional de Itabuna. O major Jácome nos solicitou o apoio da FICC. Juntamente com a professora Genny Xavier, coordenadora do projeto, resolvemos doar exemplares do nosso acervo, que beneficiarão 173 internos”, afirmou José Carlos Trindade.
Para o diretor do Conjunto Penal de Itabuna, a doação dos livros é um passo importante para a ressocialização dos internos. “Também faz parte da remissão das penas pela leitura, de iniciativa da Secretaria Estadual de Administração Penitenciaria e Ressocialização. A remissão é chancelada pelo juiz das Execuções Penais. Agradecemos ao presidente Trindade, pela doação que é de grande monta e de grande valor. A leitura salva vidas, dá um norte, dá um horizonte maior aos nossos apenados.
A professora e poetisa Genny Xavier, coordenadora do “Letras que Voam”, informou que os livros doados fazem parte do acervo excedente da FICC. “Letras que Voam” é um projeto leitura itinerante de produção de oficinas, nas escolas e espaços sociais. Nós entendemos a importância da leitura e sabemos o quanto é gratificante o processo. Por isso doamos títulos e autores variados, regionais, nacionais e internacionais, de literatura e de autoajuda”, acrescentou.