Dona Renilde com a família (1)

Depois de ficar 15 dias internada em um leito clínico do Hospital Calixto Midlej Filho, dona Renilde Souza Rocha Barbosa, de 79 anos, de Itabuna, voltou para casa com uma ideia na cabeça. A paciente queria reconhecer o trabalho e dedicação dos profissionais que a acompanharam nos dias em que esteve em isolamento por causa do novo coronavírus.

Dona Renilde enviou uma mensagem de agradecimento junto com as máscaras (2)

Dona Renilde Souza deu entrada no Hospital Calixto Midlej em estado grave no dia 9 de junho. Killarney Barbosa, uma das filhas da paciente, recorda-se que, por causa de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), a mãe perdeu os movimentos e chegou ao hospital sem conseguir caminhar. “Não percebemos que ela tinha sido infectada, pois não apresentava os sintomas característicos da doença”, conta Killarney Barbosa.

Dona Renilde Barbosa (à esquerda a filha Cleine Barbosa) (1)

Ela relata que a mãe deu entrada depois de apresentar fraqueza de um lado do corpo, paralisia, distúrbio de linguagem e alteração no nível de consciência. “Isso ocorreu no 10º dia da doença. Depois dos cuidados dos médicos, ela apresentou boa evolução no quadro de saúde e já deixou o hospital caminhando. Hoje, minha mãe ainda tem dificuldade na fala e compreensão, mas está se recuperando”.

CONTATO E GRATIDÃO

 

De acordo com Killarney Barbosa, a assistência que a mãe recebeu no Hospital Calixto Midlej ficou acima das expectativas da família. Por causa do isolamento, a paciente não podia ter contato direto com os familiares, que recebiam boletins diários.

Killarney Barbosa diz que a família acredita que dona Renilde Souza Rocha voltará a falar como antes de ser acometida pela doença. Ela reforça que aumentou a admiração da família pelos profissionais de saúde da Santa Casa de Itabuna. “Por isso, decidimos entregar uma lembrança para cada um que atendeu minha mãe. Somos gratos a todos profissionais”.

Como forma de reconhecimento, dona Renilde Souza decidiu presentear os profissionais com máscaras. “Foi ela mesma que se sentou, com a minha irmã, para embalar as lembranças. Minha mãe só tem coisas boas para falar de toda a equipe do hospital”, disse.

A assistente social do Calixto Midlej Filho, Pollyana Macedo, agradeceu o carinho em nome de toda a equipe. “Os familiares de dona Renilde Souza são muito unidos. Eles sempre estavam gravando imagens do dia a dia e enviando para ela. O pessoal daqui também enviava imagens e boletins diários sobre a evolução do quadro de saúde dela”, conta.