a ciencia do sono

O documentário ‘A ciência do sono’ busca entender os processos ligados ao ato de dormir, através de pesquisas feitas por uma universidade, em toda a sua multidisciplinaridade. Dirigido por Caio Polesi, o filme será exibido nesta terça-feira (21), às 19h, a TVE Bahia.

As pessoas passam, em média, cerca de um terço de suas vidas dormindo e essa condição é crucial para a saúde do corpo e da mente. Entendendo a importância deste processo, o diretor, junto a Universidade Federal de São Paulo, produziram o vídeo que aborda diversos temas ligados ao ato de dormir e sonhar e os seus impactos na sociedade. O documentário faz um convite à reflexão do público, ao levantar as questões sobre o estudo do sono e de como é recente o conhecimento da influência que ele tem para a saúde e para a vida mental.

Na sequência, a emissora exibe ‘O Óbvio’, curta-metragem da VI Mostra VideoSaúde. O documentário, dirigido por Raquel Stern, aborda os determinantes sociais do processo saúde-doença, com foco na tuberculose, preocupação constante entre gestores e profissionais de saúde.

As produções são uma parceria com a VideoSaúde, por meio do Canal Saúde, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), e poderá ser assistida também no Portal www.tve.ba.gov.br/tveonline