Dra. Hannah Thame

htO mês de novembro é marcado por campanhas de conscientização contra o câncer de próstata e objetiva alertar os homens sobre os riscos e perigos relacionados à doença. Mas isso não deve se restringir apenas aos humanos, cães e gatos também requerem atenção e cuidado!

O câncer de próstata é uma neoplasia pouco comum em gatos, e mais frequente em cães, acometendo animais entre 7 a 15 anos de idade. Por este motivo, é importante que cães a partir dos 7 anos sejam submetidos anualmente a ultrassonografia abdominal para avaliação de próstatas e testículos, principalmente machos não castrados, tendo em vista a grande produção de hormônios que ocorre ao longo da sua vida.

Os sintomas mais comuns são: excesso de lambedura do local, presença de secreção esverdeada ou com sangue no pênis, urina com sangue ou pus, aumento na quantidade de vezes que o animal faz xixi, constipação e dor abdominal, além de que, alguns animais podem apresentar fraqueza em membros posteriores.

O diagnóstico pode ser feito de duas formas, através do exame físico com o toque retal e através do exame ultrassonográfico que pode confirmar o aumento da próstata, sendo que quanto mais precocemente diagnosticado, maiores são as chances de cura, por isso, o tutor do animal deve estar sempre atento a qualquer anormalidade observada e deve ter consciência da importância dos exames de rotina.

nov-azulO tratamento de eleição para os casos diagnosticados como câncer de próstata é a castração do animal, tendo em vista que o aumento da próstata depende da testosterona produzida pelos testículos. Em alguns casos pode ser recomendado a retirada cirúrgica da glândula, que não causa nenhum dano à saúde do animal.

Como prevenção, basta realizar a castração precoce, ou seja, antes da puberdade, o que irá inibir a produção de testosterona e consequentemente não haverá desenvolvimento do tecido prostático, evitando a formação de tumores na glândula.

 

(*) A Dra. Hannah Thame é Médica Veterinária e Mestre em Ciência Animal com ênfase em Sanidade Animal pela Universidade Estadual de Santa Cruz e diretora do Centro de Especialidades Veterinárias em Vitória da Conquista