Limpeza das praias de Ilhéus com óleo vazado reúne voluntários. Divulgação 5

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, participou de uma reunião de orientação para implantação do Comitê Operacional de Emergência em Saúde (COE) em Ilhéus. Em virtude da chegada das manchas de óleo que atingem o litoral sul do estado, o Núcleo Regional de Saúde Sul (NRS-Sul), orgão da Secretaria de Saúde da Bahia, convocou o encontro no intuito de articular ações para cuidados com a população exposta ao desastre.

NRS Sul discute implantação de comitê de emergência nas áreas afetadas por óleo. Sesau 2Geraldo Magela destacou que o comitê confere uma atuação articulada entre órgãos das cidades que compõe a base regional. “O Comitê tem autonomia e efetiva ações para tomada de decisões acertadas, além de dispor de uma estrutura integrada que atribui responsabilidades a cada setor”.

O encontro contou com a participação do técnico do Departamento Estadual de Vigilância Ambiental, Antônio Luiz da Silva; Jeovana Catarino, chefe do Setor de Vigilância Sanitária e Fernanda Jovita, chefe do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Sesau, além de representantes dos municípios de Canavieiras, Una, Itacaré e Uruçuca.

O Comitê Operacional de Emergência em Saúde é constituído por representantes de vigilância, vacinação, atendimento hospitalar, atenção básica e assistência farmacêutica dos municípios da macrorregião que compõe o Núcleo Sul.