vertA Comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos – CIHDOTT da Santa Casa de Itabuna promoveu ontem (19), uma reunião com enfermeiros do Hospital Manoel Novaes.

O encontro, ocorrido no auditório, teve por objetivo sensibilizar e capacitar a equipe rumo à fila zero de transplantes de órgãos e tecidos do Estado da Bahia. Atualmente exitem na fila 1.005 pessoas aguardando por um rim, 636 pessoas por um transplante de córnea e 6 para o transplante de fígado.

Durante a reunião, a enfermeira do setor de transplantes, Patrícia Betyar, fez uma dinâmica com o grupo, na qual distribuiu fichas com números que retratavam a posição de muitas pessoas na fila de transplante. A intenção foi reforçar a importância do papel do enfermeiro na hora de identificar o potencial doador. “Tudo começa com o olhar do enfermeiro”, declarou.

A gerente de enfermagem, Luciana Nobre, enfatizou o valor do profissional de enfermagem no trabalho de acolhimento junto às famílias para a doação de órgãos e tecidos. Na oportunidade,ela leu uma carta de agradecimento de uma paciente para a família que autorizou a doação de múltiplos órgãos, comovendo a todos os participantes.

Ao final, teve a apresentação dos números de doações que englobam diversos hospitais do estado, com destaque para a UTI Pediátrica do Novaes, que está entre os hospitais do Sul daBahia que mais fizeram notificação por morte encefálica esse ano. Até o momento, foram sete.

Essa foi mais uma ação do Setembro Verde na Santa Casa de Itabuna, de incentivo à doação de órgãos e tecidos.

DIA DO ORTOPEDISTA

No Dia do Ortopedista (19), a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realizou uma blitz nos hospitais Manoel Novaes e Calixto Midlej com o médico ortopedista, Dr. Rafael Barbosa e os fisioterapeutas, Clenia Carrazza, Mônica Brito e Davi Guimarães para verificar como anda a postura dos colaboradores.

O objetivo da ação foi chamar a atenção das pessoas que ficam muito tempo sentadas em seus postos de trabalho, para a correção da postura, a fim de prevenir problemas ortopédicos. O Dr. Rafael comentou que hoje em dia o número de pacientes que buscam o consultório com queixa de dor lombar, cervical e dor na musculatura, por conta da má postura. “Temos de conscientizar as pessoas a se sentarem de forma mais adequada”, disse.

E destacou a importância da conscientização. “É preciso se policiar, tentar de forma seriada fazer alongamentos, exercícios físicos, manter o peso em dia, buscar um estilo de vida saudável e fazer o fortalecimento da musculatura, a fim de evitar esses problemas laborativos que são muitos comuns dentro das grandes instituições”, falou.

O celular também foi outro fator destacado pelo médico. “É uma ferramenta indispensável no nosso dia a dia, mas, se usado de forma incorreta vai acaber nos prejudicando de forma limitante”, pontuou. Segundo o ele, o ideal é utilizar a tela do celular sempre na altura próxima dos olhos, em vez de dobrar o pescoço e olhar para baixo, para relaxar a musculatura da cervical, evitando assim, a fadiga nessa área.

O fisioterapeuta Davi Guimarães, diz que as atividades voltadas para a prevenção de doenças ergonômicas e ocupacionais são muito importantes. “Ao ficar numa mesma postura durante quase oito horas por dia é preciso fazer uma compensação de equilíbrio, de musculatura para manter sobrecargas. A sobrecarga indevida, a médio e longo prazo, pode comprometer o indivíduo e levar a uma doença ocupacional”, contou. Ele diz que a ergonomia incorreta corresponde a 70% dos afastamentos do trabalho.

Aqui vão algumas dicas deixadas pelo médico para uma postura adequada no ambiente de trabalho:

-Procure utilizar uma cadeira que seja funcional, que tenha encosto com a curvatura da região lombar;

-Tente manter um alinhamento da coluna vertebral como um todo, ombro alinhado com a região do quadril, cabeça sempre olhando para o horizonte;

– Quem faz uso do computador deve deixar a tela na altura adequada aos olhos, o pés têm que estar sempre apoiados ao chão, o quadril fletido em torno de 90º, joelhos também em torno de 90 a 100º;

Dessa forma é possível minimizar problemas futuros de dores musculares e escoliose por questões posturais.