Estimular e alavancar o empreendedorismo e a cultura da inovação tecnológica em empresas. Esta é a perspectiva da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que é vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e, demais parceiros, ao lançarem o Edital do programa Centelha Bahia, no dia 18 de junho, a partir das 9h30, no auditório do Espaço Lazareto, na própria sede da Fundação, que fica no bairro da Federação.

O Edital busca fomentar empreendimentos de base tecnológica a partir do apoio ao desenvolvimento de ideias inovadoras. Na prática, o Centelha Bahia irá capacitar empreendedores para o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, além de conceder, pelo menos, R$ 1,6 milhão em recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) para o aprimoramento dessas ideias (R$ 60 mil por proposta aprovada).
Para o diretor geral da Fapesb, Márcio Costa, “por transformar ideias inovadoras em negócios, o Programa Centelha Bahia contribuirá para o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no Estado, essencial para promover o desenvolvimento social e econômico de suas diversas regiões e impulsionar o crescimento com sustentabilidade”.

Essa iniciativa compõe os esforços do Governo do Estado para impulsionar setores estratégicos da economia baiana com vistas à geração de renda e empregos qualificados para o povo baiano. Um investimento na criatividade, que é reconhecida como um dos principais ativos do povo baiano.