As atividades do calendário letivo do ano de 2019 da Rede Municipal de Ensino de Itabuna começam  nesta quarta-feira (08), no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC – Campus Itabuna). Na programação, a Secretaria Municipal da Educação, realiza até 10 de maio, a Pré-Jornada, em que a secretária da Educação, professora Nilmecy Santos Gonçalves, estará reunida com chefes de departamento e assessores da secretaria, além dos integrantes de todas as equipes de gestão escolar (diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos), além do pessoal que atua com manipulação de alimentos nas escolas.

jornada

Na próxima segunda-feira (13), às 13h, acontece na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Auditório Paulo Souto, a realização da abertura da 31ª edição da Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, com o tema “Educação: Linkando o direito à responsabilidades”.  As palestras serão conduzidas pelo professor Mestre Adailson Miranda, assinando o tema norteador da jornada, considerado um dos principais pensadores da Educação no Sul da Bahia e pela professora Doutora Regina Shudo, com a palestra “Como Melhorar o Desempenho Escolar dos Alunos Garantindo o Direito de Aprender”. Shudo atua na área da Educação há 32 anos, sempre destaques para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior; no cenário nacional, suas pesquisas têm grande notoriedade sobre a prática docente. A expectativa da SME é a de reunir os 1.253 professores da rede.

 

Na terça-feira (14), segundo dia da Jornada Pedagógica, os encontros serão realizados por segmentos, em sete locais diferentes. No auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, estarão reunidos os professores que atuam na Educação Infantil; o professor Mestre Érico José dos Santos palestrará sobre “Desafios Para a Garantia do Direito de Aprender na Educação Infantil”. No auditório da FTC, os professores da Alfabetização estarão com a professora Mestra Thays Santos Costa, cuja palestra versará sobre o tema “Desafios Para a Garantia do Direito de Aprender no Ciclo de Alfabetização”. Na mesma FTC, na sala 505, estarão reunidos os professores que atuam com a Educação Inclusiva. Lá, o professor Mestre Ricardo Santos Dantas irá debater “Desafios Para a Garantia do Direito de Aprender na Educação Inclusiva”.

 

No auditório da Igreja Santa Maria Goretti, os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, estarão com a professora Mestra Jamille da Silva Bomfim, que tratará o tema “Desafios Para a Garantia do Direito de Aprender no Ciclo dos Anos Iniciais”; na Cúria Diocesana da Catedral de São José, às 8h, os docentes dos Anos Finais estarão com a professora Mestra Andréa Ribeiro da Silva, com a palestra “Desafios Para a Garantia do Direito de Aprender no Ciclo dos Anos Finais”. A mesma palestrante estará também no Centro Integrado de Educação de Itabuna (CIEL), com docentes que atuam com Educação de Jovens e Adultos, com a palestra “Desafios Para a Garantia do Direito de Aprender na Educação de Jovens e Adultos”. Na Empresa Agrícola Condurú (Escola Santinha Tavares), os professores da Educação no Campo estarão com a professora Mestra Lisângela Silva Lima, com a palestra “Desafios Para a Garantia do Direito de Aprender na Educação do Campo”. A SME aponta que, para os professores desse segmento, haverá transporte até o local do encontro, com saída da Prefeitura de Itabuna, às 7h. À exceção do encontro direcionado para a EJA, que acontecerá às 18h30min, todos os demais segmentos terão suas atividades iniciadas às 8h.  “Em todos os encontros, os participantes serão incitados à reflexão sobre ‘Qual é o meu papel no Direito de Aprender’”, esclareceu a professora Nilmecy Gonçalves, indicando ainda que todos os professores mestres convidados para os encontros segmentais são profissionais que integram o quadro efetivo da Secretaria da Educação.

 

 

O terceiro e último dia da XXXI Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino está previsto para acontecer na quarta-feira (15), quando os professores da rede já estarão nos espaços de suas unidades escolares, reunidos com as equipes gestoras. O primeiro dia de aulas acontece na quinta-feira (16), quando a Rede Municipal de Ensino receberá os seus quase 16.500 alunos matriculados.

 

A assessora do Departamento de Planejamento, Pesquisa e Informações Gerenciais (DPPIG), Ritta Conrado, informa que as escolas da rede ainda estão procedendo matrículas e que quaisquer informações e dúvidas podem ser tiradas pela Central de Atendimento, que funciona de segunda à sexta, das 9h às 15h, na sede do Centro Administrativo Firmino Alves. Quem preferir, pode ainda entrar em contato pelo número de telefone (73) 3214 1474.