leal“Não é mais possível que Estados e Municípios fiquem com a ‘cuia na mão’, enquanto quase todo o bolo de recursos arrecadado no país vai para os cofres do Governo Federal. A reforma da Previdência – com mudanças em pontos importantes – é necessária, mas também é hora de discutirmos o nosso pacto federativo. Do jeito que está, somente realimentamos as desigualdades econômicas e sociais”, disse o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Nelson Leal, ao participar, hoje, pela manhã (25.03), juntamente com o governador Rui Costa, no Parque de Exposições, em Salvador, da entrega de máquinas, equipamentos e veículos para prefeituras e associações da agricultura familiar.

Leal disse que na próxima sexta-feira estará reunido com os presidentes de Assembleias Legislativas, em São Luís, no Maranhão, e que um dos temas da III Reunião do ParlaNordeste será justamente a discussão do Pacto Federativo. “Vamos tratar da Reforma da Previdência, avançar sobre o Consórcio dos Estados do Nordeste e debater o Pacto Federativo. Os Estados e Municípios não precisam de favores da União, mas ter a capacidade de exercer e financiar diretamente as suas responsabilidades e atribuições constitucionais”, defende o chefe do legislativo baiano.

Nelson Leal elogiou ainda a capacidade do governador Rui Costa em realizar uma gestão com finanças equilibradas e investimentos importantes, apesar de estar inserido na mesma crise político-econômica que paralisa o país há cinco anos. “Realmente, Rui opera milagres. A entrega dessas máquinas e equipamentos para a agricultura familiar e para 368 municípios, representando um investimento de R$ 47 milhões, impulsiona não só as atividades agrícolas, mas toda a nossa economia. Com este reforço, a produção agrícola aumenta, gerando mais renda para milhares de famílias do interior baiano”, elogiou o presidente da ALBA.