pin (1)O Mobile World Congress (MWC) 2019, que aconteceu  em Barcelona (Espanha), apresentou para o mundo as recentes tecnologias que trazem soluções e serviços inovadores para as mais diversas áreas. O secretário do Planejamento do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, participou deste que é o maior evento mundial de tecnologias móveis, iniciado na segunda-feira (25). 
 
“O mais importante do MWC não é o clamor das novas tecnologias e sim como o 5G, por exemplo, pode ajudar na inclusão, na acessibilidade dos serviços de governo para todos e na resolução dos problemas dessa nova sociedade digital que ainda peca pela exclusão de parte da população. A apresentação de soluções para a vida das pessoas marca o momento, no mundo, como um novo eixo para aplicação de sistemas, tal como serviços nas cidades para todos os cidadãos”, ressaltou Pinheiro.

 
pin (2)O secretário destacou algumas das áreas mais importantes para na aplicação dessas novas tecnologias de forma integrada. “Sistemas de segurança, reconhecimento facial e registro de presença, análise de imagens, gestão de crises, integração de sistemas de transportes, uso para agricultura, produtividade e solo, com integração de serviços, em geral, para os cidadãos. São tecnologias aplicáveis na Saúde, Educação, Segurança, Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, e que configuram a formação de uma nova frente de geração de trabalho”, explicou.
 
Pinheiro integrou a delegação brasileira, junto com representantes da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex, do Governo Federal, de agências reguladoras e de empresas brasileiras da área de Tecnologia da Informação (TIC). O MWC reúne anualmente as mais recentes inovações e tecnologias de ponta de mais de 2.400 empresas líderes, com um amplo e representativo programa de conferências e seminários. O tema do evento este ano foi “Conectividade Inteligente” – termo usado para descrever a combinação de redes 5G flexíveis e de alta velocidade, a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e big data.