const 1

A Comarca de Canavieiras realizou nesta sexta-feira (26), no Fórum Ministro Pedro dos Santos, a III Sessão de Constelação Familiar. Com a presença de todas as partes envolvidas, foram colocados em pauta quatro processos referentes à violência doméstica. A Juíza de Direito Titular da Vara Crime, Júri, Execuções Penais, Infância e Juventude da Comarca, Karina Silva de Araújo, conduziu as atividades.

const 2O trabalho faz parte do projeto “Um Novo Olhar”, resultado da parceria entre a Vara Crime de Canavieiras e a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca. Contou com a participação da Promotora de Justiça, Mayanna Ferreira Ribeiro, e foi desenvolvido com o auxílio da Consteladora Elisabeth Marguerite Santos Buchler.

Durante o evento, foi realizada uma palestra, acompanhada de vivências práticas que utilizam princípios e técnicas de Hellinger Sciencia – Constelações Familiares Sistêmicas, método desenvolvido pelo Filósofo e Terapeuta alemão, Bert Hellinger.

Visando à acessibilidade de portadores de deficiência auditiva, a Juíza Titular nomeou Roberta Alena de Alcantara Brandão, cadastrada no banco de peritos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), como intérprete de Libras.

Para a Magistrada Karina Silva de Araújo, “a Constelação Familiar é uma técnica que auxilia o Poder Judiciário a solucionar os litígios, principalmente, no âmbito das ações de família, violência doméstica e da Infância e Juventude. O conflito, qualquer que seja a sua origem, configura um obstáculo para a efetivação do direito a felicidade. Esta técnica permite a exposição dos emaranhados sistêmicos, os quais inviabilizam o ser humano vivenciar o sucesso em todos os âmbitos da vida. Nesse caso, o indivíduo poderá vivenciar o sucesso em sua plenitude”.

A Sessão contou também com a presença da Promotora de Justiça, Coordenadora do Núcleo de Promoção da Paternidade Responsável (Nupar), Joana Pedreira Philigret Baptista; das Assistentes Sociais Angela Ribeiro Almeida, Cynthia Ramos do Amaral Saad e Rachel Emília Santos Ribeiro; do Major Varjão, Comandante da Polícia Militar em Canavieiras; do Advogado Douglas Vasconcelos; e dos Servidores das Varas Criminal e Cível de Canavieiras.

Constelação Familiar – Utilizada em mais de 11 estados da federação, a técnica é reconhecida desde 2010 pela Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça como uma forma de humanizar as práticas de conciliação no Poder Judiciário. Trata-se de uma ciência dos relacionamentos que pode ser aplicada, originariamente, como método terapêutico, cujos ensinamentos e técnicas auxiliam efetivamente na obtenção de conciliações e na busca da melhor solução para demandas em diversas áreas.

No TJBA, a prática foi instituída pelo Juiz Sami Storch, Titular da 2ª Vara de Família de Itabuna. O Magistrado é conhecido nacionalmente como “Pai” do Direito Sistêmico no Brasil.