Povoado do Rio do Engenho, antigo lugar da "Capitania dos Ilhéos", com destaque para a Capela de Senhora Sant'Ana, dedicada a mãe de Maria, Nossa Senhora, erroneamente é é denominada por muitos como 'Nossa Senhora de Sant'Ana'. Santa Anna foi a Mãe de Maria e avó de Jesus. É o único bem do nosso patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), cujo registro transcrevo: _“A capela de Nossa Senhora de Santana é o monumento mais antigo subsistente em Ilhéus. A capela, pertencente ao antigo Engenho de Santana na propriedade dos frades de Santo Antão, foi construída no séc. XVII. A capela pertenceu à família de Mem de Sá e trata-se de importante imóvel, tanto no que diz respeito ao valor histórico quanto às suas características arquitetônicas. Capela rural, construída em alvenaria de pedra e cal, apresentando partido em ‘T’ incompleto. Sua planta é formada por nave única, capela-mor e pequena sacristia, além do alpendre que dá acesso à Capela. Possui torre sineira com espadanã'. A fachada muito singela apresenta um predomínio dos cheios sobre o vazio. Seu interior é pobre, sem forro ou decoração.

Povoado do Rio do Engenho, antigo lugar da “Capitania dos Ilhéos”, com destaque para a Capela de Senhora Sant’Ana, dedicada a mãe de Maria, Nossa Senhora, erroneamente é é denominada por muitos como ‘Nossa Senhora de Sant’Ana’.
É o único bem do nosso patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), cujo registro transcrevo: _“A capela de Nossa Senhora de Santana é o monumento mais antigo subsistente em Ilhéus. A capela, pertencente ao antigo Engenho de Santana na propriedade dos frades de Santo Antão, foi construída no séc. XVII. A capela pertenceu à família de Mem de Sá e trata-se de importante imóvel, tanto no que diz respeito ao valor histórico quanto às suas características arquitetônicas. Capela rural, construída em alvenaria de pedra e cal, apresentando partido em ‘T’ incompleto. Sua planta é formada por nave única, capela-mor e pequena sacristia, além do alpendre que dá acesso à Capela. Possui torre sineira com espadanã’. A fachada muito singela apresenta um predomínio dos cheios sobre o vazio. Seu interior é pobre, sem forro ou decoração.