professores bahiaO 11º Prêmio Professores do Brasil (PPB) registrou a inscrição de 148 professores da rede pública da Bahia. Em todo o país, foram 4.040 inscritos. O concurso pretende premiar o trabalho de docentes que contribuem para a melhoria dos processos de ensino nas salas de aula.   Os vencedores nacionais serão conhecidos em 29 de novembro, no Rio de Janeiro. “O prêmio passou a ser mais conhecido pelos professores e foi feita uma divulgação forte pelos participantes da edição passada”, explicou o coordenador Joselino Goulart Júnior.  “Isso nos ajudou a termos esse número de 4.040 inscritos, mesmo em um curto período para as inscrições”. O prêmio tem como objetivo estimular a participação dos professores na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Para os professores que têm essa coragem de compartilhar suas experiências e os seus resultados, a ideia do prêmio é divulgar isso nacionalmente, para que esses exemplos possam ser utilizados por outros professores, em realidades bem próximas”. Dos inscritos, 2.949 são mulheres e 1.091 homens, sendo 2.249 de escolas municipais, 1.644 de estaduais, 97 de federais e 50 de instituições privadas. “Isso é um reflexo do percentual de professoras e professores que nós temos no país. A maioria são mulheres, e isso se reflete também na participação no prêmio.”

Para participar, os professores enviaram um relato da prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Neste ano, a premiação vai distribuir R$ 305 mil, bem como viagens educativas pelo Brasil e exterior, e placas para as escolas dos que tiverem experiências selecionadas.