rsa 1No mês em que Salvador comemora 469 anos, o governador Rui Costa cumpriu uma série de compromissos de trabalho na capital baiana. São ações que marcam o ritmo intenso de atividades do governador desde que assumiu a gestão do Estado. Em março, ele inaugurou obras, autorizou a construção de novos serviços e acompanhou ações ligadas ao mês da mulher e ao Programa Mais Infância, totalizando 13 eventos em Salvador.

No início do mês, Rui entregou a nova Gal Costa e os túneis de acesso à Avenida Pinto de Aguiar, como parte da Linha Azul. Inaugurou também a sede da Escola de Saúde Pública, entregou duas contenções de encostas (uma em Boa Vista de São Caetano e outra em São Bartolomeu) e autorizou novas obras em Boa Vista do Lobato.

rsa 3O governador ainda entregou duas passarelas do metrô, bem como autorizou a construção da policlínica de Escada e da Unidade Básica de Saúde (UBS) em Itapuã. Completando o mês de aniversário de Salvador, ele autoriza, no próximo sábado (31), o início das obras da UBS do Imbuí, no Bate Facho, e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na Boca do Rio.

Em março, o Governo do Estado também lançou licitação para reforma e ampliação do Hospital João Batista Caribé, no Subúrbio Ferroviário. Em maio, o governo entrega o Instituto Couto Maia (ICOM), uma obra de R$ 102 milhões, em construção no bairro de Águas Claras. O ICOM vai abrigar toda a estrutura do atual Hospital Couto Maia, especializado em doenças infecciosas e parasitárias.

r sa 2Já em abril, a cidade ganha outro motivo para comemorar. O Governo do Estado entregará a Estação Aeroporto do Metrô. Com ela, Salvador passa a ter 33 quilômetros de trilhos do metrô, combinado com passarelas modernas, iluminadas, monitoradas por câmera e com terminais de ônibus em pontos estratégicos.

Ainda em abril, Rui autoriza a construção de novas unidades de saúde (UBS) nos bairros da San Martin, Pirajá, Pau Miúdo e Cajazeiras, esta última em fase de licitação. Em maio, será entregue o Terminal de Integração do Aeroporto, que conectará os ônibus à estação do metrô.

Mais saúde

Na área da saúde, além do Instituto Couto Maia, modernos centros de saúde expandem a oferta de serviços à população soteropolitana, a exemplo do Hospital da Mulher, na Cidade Baixa, e do HGE 2, construído para ampliar o atendimento de urgência e emergência do principal hospital da cidade, ambos inaugurados na atual gestão.

No início de março, o governo lançou o edital de licitação, no valor de R$ 26 milhões, para readequação da clínica de diálise do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), o maior da Bahia. “O hospital será completamente reformado para a modernização de toda a sua estrutura”, garante Rui.

Centro Antigo

No Centro Antigo de Salvador, o governo tem investido na recuperação e requalificação urbana para facilitar o trânsito e a circulação de pedestres. Um total de 109 vias já tiveram as obras concluídas. Até o fim desta semana, serão mais 19 vias com obras em andamento. As intervenções contemplam 11 bairros, que concentram mais de 70% dos equipamentos culturais da cidade, entre eles importantes monumentos históricos.