aci 1Na cerimônia de posse da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), o empresário Luiz Sérgio Neto Velanes assumiu a presidência da entidade no biênio (2017-2019). Diante de empresários, autoridades locais e a imprensa, o novo presidente falou da necessidade de união, capacitação e, convocou a participação do empresariado na defesa de um ambiente empreendedor.

Ainda no seu discurso de posse, Sérgio falou que não existe crise quando está vivo e quando se tem trabalho. Segundo ele, não devemos encarar a atual situação do Brasil como crise. “Que crise? Se estamos vivos e temos representantes incontestes em nossa cidade?”. No final, Sérgio invocou a participação de todos para atuar em conjunto com a ACI. “Não critique, candidate-se e se ofereça para lutar junto”.

aci 2O objetivo, segundo ele, é promover o maior envolvimento dos empresários na defesa da classe e da sociedade em geral, oferecendo a capacitação de todos os associados, em parceria como Sebrae, visando tornar os negócios mais competitivos. Segundo ele, “a falta de preparo e capacitação tem levado muitos empresários a fecharem seus negócios”.

“Para mim, foi o mais importante legado que pude deixar, com relação aos compromissos e a responsabilidade que temos em melhorar nossa cidade e buscar um melhor ambiente empreendedor”, disse.

O vice-prefeito de Itabuna, Fernando Vita destacou a importância da entidade para o município pelo seu histórico de lutas nos seus 109 anos de fundação e pelo empenho dos seus gestores, “assim como o empresário Ronaldo Abude, que deixa um legado importantíssimo para a cidade, e o novo presidente, Sérgio Velanes, que assume o compromisso de continuar lutando em defesa dos interesses da classe empresarial e da cidade de Itabuna”.

A força da entidade também foi ressaltada na fala do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Bahia (Faceb), Clóvis Cedraz. Segundo ele, a ACI “é uma entidade importante não só para Itabuna, mas para o contexto do Estado, porque ela enxerga os problemas e contribui para que a gente tome atitudes e acabe beneficiando a todos do Estado”.

O gerente adjunto do Sebrae na região, Michel Lima destacou a parceria estratégica com a ACI, pois acredita na força do Associativismo. Segundo ele, a ACI tem sempre uma preocupação com o processo de capacitação dos empresários. “Estamos sempre procurando promover palestras, cursos, seminários, oficinas em parceria com a ACI, com o objetivo de preparar o empresário para que ele possa enfrentar os desafios do mercado competitivo”.

A cerimônia também contou com as presenças de representantes de entidades e instituições parceiras da ACI: Faceb, Lions Clube, Rotary Clube, Sebrae, CDL de Itabuna, Sindicom, Sincomércio de Ilhéus, Mesb, Fórum das Águas, Polícia Militar, Juceb, Prefeitura Municipal de Itabuna, Rádio Difusora, TV Santa Cruz e TV Cabrália.