caravana 1

No aniversário de 106 anos de emancipação de Itabuna, a Caravana da Justiça Social ofertou à comunidade um grande mutirão de cidadania. Em sua sexta edição, a Caravana da Justiça Social desembarcou no Litoral Sul, em Itabuna, no início da semana, e desde a segunda-feira (25) vem realizando cursos de qualificação para os Conselheiros Tutelares dos municípios que compõem o Território de identidade do Litoral Sul, Monitoramento para os gestores e técnicos do Sistema único da Assistência Social (SUAS), e realizou cerca de 100 procedimentos odontológicos por dia, no Odontomóvel. Hoje foi o dia D das ações da Caravana, com um grande mutirão no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Sarinha, e as atividades seguem até amanhã (29), com o encerramento do curso de qualificação dos Conselheiros Tutelares.

Mais de mil pessoas da comunidade do Sarinha e região acessaram serviços de saúde – como testes de HIV, glicemia, aferimento de pressão e atendimento odontológico, no Odontomóvel; além de orientação jurídica, com a equipe da Defensoria Pública do Estado, informações sobre direitos do consumidor, com o Procon Móvel, orientações para retirar a carteira do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência, apresentações culturais, entre outras atividades.

caravana 3Para o secretário Geraldo Reis, a parceria da administração municipal é fundamental para garantir o sucesso das Caravanas. “Agradeço a receptividade e a parceria da administração municipal de Itabuna  para realização da sexta edição da Caravana da Justiça Social. Uma orientação do governador Rui Costa, no âmbito do Pacto pela Vida, de fortalecer as ações sociais para a defesa e garantia de direitos das pessoas que mais precisam”, afirmou o secretário, acrescentando que “além dos serviços ofertados, estamos fazendo um trabalho de fortalecimento de vínculos entre a comunidade, incentivando a ocupação dos equipamentos da área social, como este CSU, que oferece diariamente diversos serviços de cultura, arte e lazer para a comunidade local, a exemplo da FICC”, finalizou Reis, fazendo referência à Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, que oferece atividades como balé, capoeira, dança afro, violão, violino, para cerca de 2 mil pessoas, no CSU do Sarinha.
caravana 2Dona Marici Ferreira Santiago, moradora do bairro do Sarinha, foi ao mutirão retirar a segunda via da certidão de nascimento para a filha e aprovou o serviço: “O atendimento aqui está muito bom, as pessoas orientam a gente, minha sobrinha também fez o agendamento para retirada da segunda via da certidão de nascimento. A gente precisa disso, é uma maneira de acolhimento”, disse. Já Elenildes de Souza, além de retirar a segunda via da certidão de nascimento, também aproveitou para pegar orientações no Procon: “Eu comprei um celular e eles me ofereceram um seguro contra perda ou roubo. Quando precisei do seguro eles não garantiram. Agora, com as orientações que recebi, sei que tenho direitos e como fazer para registrar minha queixa”, afirmou.