mandi 1A Timbotiba, primeira aguardente de mandioca produzido no Brasil, está sendo fabricada no Maranhão e é reconhecida pelo Ministério da Agricultura, inclusive com Selo Fiscal da Receita Federal. Conhecida como Tiquira, a aguardente de mandioca é consumida no desde a época da colonização, só que de maneira rústica, sem nenhum tipo de controle. Já a  Timbotiba veio para inovar e oferecer aos consumidores uma bebida dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo mercado consumidor.

Produzida em uma indústria instalada na zona rural do município de Santa Rita, a 70 quilômetros de São Luís, a Timbotiba é resultado de um projeto pioneiro. “A proposta é  não somente comercializar um produto dentro das normas legais como também divulgar para o mercado interno e externo um produto tipicamente brasileiro, valorizando nossa culinária e nossa cultura”, afirma o empresário José Moraes,

mandi 2 O nome Timbotiba foi inspirado no nome do povoado em que a bebida é produzida. Timbó é um cipó encontrado às margens do Rio Itapecuru e de toda a região pré-amazônica, que contem poderes alucinógenos e que os índios usavam para pescar. E “tiba” significa abundância, em tupi-guarani.

José Moraes destaca que o aguardente de mandioca pode  ser comercializada formalmente em supermercados, inclusive no exterior. “Não existe nada artesanal no processo de industrialização da Timbotiba. Tudo é feito dentro de um padrão de controle de graduação alcoólica, de metais leves e pesados, de aroma e paladar, totalmente diferente de tudo que os apreciadores de destilados já consumiram. Somos um produto ecologicamente correto, pois não usamos lenha no processo de destilação”, afirma.