bale cuba 2

Neste final de semana os mestres cubanos chegam a Salvador para mais um Pas de Cuba – Intercâmbio Cultural de Ballet entre Brasil e Cuba. É a segunda vez que Salvador recebe o evento, que chega a sua oitava edição, promovido pelo Ballet Rosana Abubakir, uma das mais tradicionais academias da Bahia, onde se aplica a metodologia cubana de ensino de ballet, há quase 30 anos.

Dezenas de bolsas foram concedidas a bailarinos de instituições públicas e projetos sociais na Bahia, muitos pela primeira vez em contato com um curso de aperfeiçoamento técnico de nível internacional.
Segundo a idealizadora do evento, Bernadete Faria, da Perfil Produções Culturais, trazer novamente o Pas de Cuba a Salvador é uma forma de ampliar seu alcance na questão das bolsas. “Temos um limite de 30 bolsas em média – explica ela – mas a procura é muito maior. Então Rosana Abubakir teve a idéia de fazer uma audição entre os participantes do “Dancidade” (projeto de dança com grupos de valsa da periferia) onde um terço dessas bolsas foi concedido. Ainda temos a parceria com a FUNCEB – Fundação Cultural do Estado da Bahia – que no ano passado foram destinadas cerca de 20 bolsas” – concluiu Bernadete.

bale cuba 1O projeto Pas de Cuba beneficia também o público pagante. Os valores cobrados pelos cursos são em média 50% menores que os praticados no Sudeste, onde este Intercâmbio se realiza desde 2009. “De certa forma – diz Bernadete – é como se o aluno recebesse 50% de bolsa”.
O evento deverá reunir uma centena de bailarinos, provenientes de mais de 20 escolas de ballet da capital e do interior, além de outros Estados como São Paulo, Rondônia e Pernambuco.

GALA PAS DE CUBA

As atividades do Pas de Cuba se iniciam no domingo dia 26 com uma audição técnica e segue durante duas semanas. Ao final os alunos participam de uma grande Gala de encerramento, que já tem data marcada: 11 de julho às 20 horas, no Teatro Castro Alves.
O espetáculo, em grande parte montado com os alunos, deverá contar com a participação de um casal de bailarinos convidados, ainda sem confirmação dos nomes, mas com certeza uma atração a mais.
Outra preocupação do projeto Pas de Cuba é possibilitar o acesso do público em geral ao espetáculo, com ingressos a preços populares: 10 reais a meia entrada de acordo com a legislação vigente no Estado e 20 a inteira.
Para saber mais sobre este Intercâmbio Cultural acesse: www.pasdecuba.com.br.
Durante a apresentação da dupla sertaneja Jorge e Mateus, na noite de ontem (26), na “Terra de Jorge Amado”, o cantor Jorge perguntou ao público presente quem era natural de Ilhéus. Como resposta, centenas de pessoas levantaram as mãos. Em seguida, o cantor fez uma nova pergunta: “Quem aqui já leu Jorge Amado?”. Pouquíssimas pessoas voltaram a erguer as mãos e então o sertanejo, de Itumbiara (GO), completou: “Jorge Amado é muito bom! Eu vou dar um livro para vocês: Capitães D’areia. Vocês vão gostar”. (do Blog Tabuleiro)