Serviço de Apoio à Agricultura Familiar chega ao Território Litoral Sul
Os 14 mil agricultores familiares do Território Litoral Sul foram beneficiados com a chegada do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF). A ação do Governo do Estado é realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a inauguração aconteceu nesta quinta-feira (8), no município de Itabuna, com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, do superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, vários prefeitos e autoridades locais.
De acordo com o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, esse, que é o décimo sétimo dos 27 SETAFs, que estão sendo implantados em toda a Bahia, representa uma conquista da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais, além de ser uma referência quanto à elevação de autoestima e valorização do homem e da mulher do campo. “A chegada deste serviço é motivo de muita alegria, pois atenderá a esses homens e mulheres do campo, que são responsáveis por colocar o alimento em nossas mesas e possuem a capacidade para se desenvolver e avançar ainda mais”.
Para o superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro, o serviço, que tem como finalidade articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos, além de servir a essa população rural, contará, na sua estrutura, com as ações de diversos órgãos e realizará ações voltadas especialmente para povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária. “Esse serviço atenderá os agricultores familiares dos 26 municípios, que compõem o Território de Identidade Litoral Sul e realizará ações como a implantação de agroindústrias, distribuição de sementes e, futuramente a instalação de um banco de sementes e mecanização agrícola, entre outras. Essa ferramenta (SETAF) é para servir aos agricultores”.
Segundo a representante dos movimentos sociais, Maria Cristina, a ação do Governo do Estado, por meio da SDR, possibilita a permanência da população do campo com qualidade. “Hoje vivemos em condições melhores e acredito que ainda vai melhorar mais com ações como as de assistência técnica e acesso a programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”.
Os SETAFs são compostos por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR. A expectativa é que outros órgãos do governo também integrem os SETAFs.
Adesão – Os SETAFs irão atuar de forma articulada com o Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (SEMAF), que serão implantados, pelas prefeituras que tiverem interesse. No evento foram assinados os termos de adesão para a implantação dos SEMAFs nos municípios de Itabuna, Ibicaraí, Jussari, Pau Brasil, Una, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Santa Luzia, Floresta Azul, Maraú, São José da Vitória, Camacã e Ilhéus.
O serviço já está em funcionamento nos Territórios Sertão do São Francisco (Juazeiro), Recôncavo (Cruz das Almas) e Bacia do Paramirim (Macaúbas), Semiárido Nordeste II (Ribeira do Pombal), Vitória da Conquista (Vitória da Conquista) e Médio Sudoeste (Itapetinga), Médio Rio de Contas (Jequié), Piemonte de Diamantina (Jacobina), Litoral Norte e Agreste Baiano (Alagoinhas), Piemonte Norte do Itapicuru (Senhor do Bonfim), Bacia do Jacuípe (Riachão do Jacuípe), Sisal (Serrinha), Piemonte do Paraguaçu (Itaberaba), Chapada Diamantina (Seabra), Irecê (Irecê) e no Território Região Metropolitana (Camaçari).
Entre as atuações dos SETAFs estão à oferta de assistência técnica e extensão rural, regularização fundiária e estruturação produtiva de assentamentos rurais, disponibilização de insumos produtivos (seguro, sementes, água, mudas, entre outros), implantação de infraestrutura rural (habitação, água, equipamentos públicos etc), além do apoio para acesso ao mercado tradicional e institucional e implantação de agroindústrias familiares.
O evento teve a participação da diretora de Políticas para Mulheres Rurais (DPMR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Celia Watanabe, de representantes dos municípios do território, da Setre, Seplan, Serin, Ceplac, Ifbaiano, UESC, Incra, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, parlamentares e demais autoridades regionais.











