bebergO deputado Rosemberg Pinto fez um pronunciamento da Assembléia Legislativa da Bahia, abordando a situação dos matadouros baianos. Ele disse que tem buscado uma solução para o fechamento dos matadouros municipais pelo interior do estado.

“Os municípios diante das dificuldades financeiras, não têm capacidade de reformular e adequar os matadouros locais para atender a uma regra imposta pelo Ministério da Agricultura, e nem a iniciativa privada dessas cidades têm possibilidade de construir matadouros privados, uma vez que não possuem capacidade de sustentação econômica”, destacou o parlamentar que entende que o estado e a União precisam zelar pela saúde pública.

“Tenho convicção de que a União tomou a medida correta para que não haja disseminação de qualquer tipo de doença, mas acontece que antes 40% do abate era clandestino, 50 % ilegal e só 10 % dentro da legalidade, agora está completamente fora de controle. Alguns gestores estaduais e federais acreditam que os frigoríficos privados de outras cidades atenderiam à demanda, mas não se modifica, por decreto, uma cultura de 500 anos de existência. São trabalhadores que não possuem capacidade de investimento”, esclareceu Rosemberg.