iza

O baiano de Ubaitaba, Izaquias Queiroz  21 anos, obteve a sexta medalha em sua curta carreira ao ficar com o primeiro lugar na prova do C-2 1.000m ao lado de Erlon de Souza, no Campeonato Mundial de Canoagem, neste domingo, em Milão, na Itália. Só de ter chegado na final, os brasileiros haviam assegurado a vaga para o país nesta prova nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Foi por causa da busca desta classificação que Isaquias abriu mão de disputar a prova do C-1 1.000m, a sua especialidade.

Na prova desde domingo, Isaquias e Erlon completaram os 1000 m em 3min38s508. Os húngaros Robert Mike e Henrik Vasbanyai foram prata (3min38s836), enquanto o poloneses Piotr Kuleta e Marcin Grzybowski (3min39s305) ficaram com a medalha de bronze.

Ao longo da disputa, os brasileiros se mantiveram sempre entre os primeiros colocados. A dupla alcançou o marco de 250 m em primeiro lugar, mas caiu para terceiro no decorrer da prova; no fim, porém, a dupla polonesa perdeu a liderança e acabou superada pelos brasileiros e pelos húngaros, que conquistaram oito posições no decorrer da prova.

No sábado, também em uma prova olímpica, Isaquias já havia obtido outro grande resultado:  conquistando a Medalha de Bronze na cateforia C-1200 m.