aranhaCom mandados de prisão em aberto por homicídios e tráfico de drogas, Gilmar Silva Tanajura, o “Aranha”, envolvido em dezenas de assassinatos em Salvador, foi alvo de uma operação, realizada na região de Coração de Maria, por policiais da Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM), e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), da Polícia Militar, que culminou na morte do criminoso, um dos líderes do tráfico na Liberdade.

De acordo com o delegado Odair Carneiro, titular da DHM, “Aranha” também tem envolvimento em assaltos a agências bancárias na Avenida Barros Reis, Bonocô e Liberdade. Os homicídios praticados pelo criminoso ocorreram nos bairros da Liberdade, Caixa D’ Água, IAPI, Pero Vaz, Cosme de Farias, Engenho Velho de Brotas e no Subúrbio Ferroviário, e tinham relação com o tráfico de drogas.

Uma pistola 9 mm, de fabricação argentina, e 126 porções de cocaína foram encontrados em poder do criminoso. “Aranha” era liderado pelo traficante José Carlos Ferreira dos Santos, o “Zoio de Gato”, mandante da chacina que vitimou seis pessoas, em agosto de 2014, no subúrbio de Periperi. Por determinação judicial, “Zoio de Gato” foi transferido para o Presídio de Segurança Máxima, em Serrinha, no dia 8 de maio.

Segundo o delegado, “Aranha” teve participação no homicídio do soldado PM Fábio Ferreira Rosas, em 23 de julho de 2014, na Liberdade. O triplo homicídio, ocorrido em 21 de setembro do ano passado, na Rua Euzébio de Queiróz, naquele bairro, que teve como vítimas Yuri Borges de Menezes Serra de Jesus, de 16 anos, René Leandro Batista da Silva, 29, e Eduardo Santos de Jesus, 30, é atribuído ao traficante.

“Aranha” também é responsável pelas mortes de Fabrício Silva Sacramento e Daniel de Jesus Santos, em 23 de setembro de 2012, na Caixa D’Água. Os assassinatos de Levi Barbosa de Lima, Joilson Cardoso dos Santos e Hebert Soares da Cruz, e as tentativas de homicídio contra Cirlene Silva Cruz e Eduardo Fernandes Menezes, na localidade da Nova Divinéia, no dia 1ª de abril de 2014 daquele ano, tiveram a participação do traficante.

 

OUTRAS VÍTIMAS

 

Investigações do DHPP apontam o envolvimento de “Aranha” em outros homicídios no bairro da Liberdade, que tiveram como vítimas Denisson Nascimento Bispo, o “Picolé”, Mateus Yuri dos Santos, Vaulucio Oliveira Pimenta, o “Val”, mortos em maio de 2013, na Rua Guaíba; Márcio Lázaro Santos Santana, em outubro, na Avenida Peixe; Icaro Hasac Sales dos Santos, em novembro, na Rua Carmélia Dutra e Wilson da França Lopes Júnior, o “Bibi”, em dezembro, na Rua Belo Horizonte.

Edvaldo dos Santos, o “Pinho”, morto em maio de 2013, e Gabriel Bonfim Santana, em novembro, ambos assassinados no bairro da Caixa D’ Água; Jodailton Ferreira Santos, o “Miminho”, em março, Roberto Souza, o “Índio”, em setembro, e Rodrigo Fernandes dos Santos, em outubro, na Pero Vaz; e Jackson da Purificação Santana, em setembro de 2013, no IAPI, foram vítimas de “Aranha”.

O criminoso também participou das mortes de Adriano de Jesus Nascimento, Luciano da Silva Sales e Emerson Bispo Estrela, no dia 29 de agosto de 2014, na Avenida Laurindo Regis, Parque Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas. E Alex Mendes Lima, na Ladeira da Paz, em Cosme de Farias, no dia 04 de julho de 2012.