A Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) está disponibilizando aos baianos uma ferramenta que poderá trazer muito alívio àquelas famílias que, por ventura, tenham um ente querido desaparecido. Por meio do número de telefone (71) 8643-4007, o cidadão poderá acionar o aplicativo WhatsApp da unidade policial e enviar imagens e informações de pessoas nesta condição.

Mediante o sucesso do aplicativo SIPP de criminosos procurados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a delegada Heloísa Simões, titular da DPP, teve a ideia de criar uma ferramenta semelhante para auxiliar sua unidade na busca e localização por pessoas desaparecidas. Os dados passados pelo aplicativo serão filtrados e repassados para uma equipe responsável por monitorar as informações.

Com o aplicativo WhatsApp, a DPP, portanto, passa a contar com mais uma ferramenta importante na busca por pessoas, além da fan page que mantém no Facebook e do Disque Denúncia, que recebe informações por meio dos números 3235-0000, em Salvador, e 181, no interior. A delegacia pertence à estrutura organizacional do DHPP.

REGISTRO

Para registrar o desaparecimento na capital, é necessário que um parente compareça à sede da DPP, localizada no prédio do DHPP, na Pituba, e forneça os dados necessários à identificação do desaparecido. A partir da emissão do boletim de ocorrência, a delegacia emite uma ordem de missão para o serviço de investigação e os policiais iniciam diligências em busca do desaparecido. No interior do estado, as ocorrências podem ser feitas nas Delegacias Territoriais, localizadas onde ocorreu o fato.