cidade digital 1O Ministério das Comunicações entrega oficialmente no próximo dia 27 o Projeto Cidade Digital em Itabuna, em solenidade com a presença do ministro Ricardo Berzoini e outras autoridades, Mesmo estando em funcionamento desde o ano passado, com 14 pontos de acesso, dos quais três públicos, ainda faltava a certificação do Instituto Nacional de Metrologia – Inmetro – para a oficialização do serviço.

A cerimônia para assinatura do termo de doação do Projeto Cidade Digital ao município está prevista para as 16 na Praça Otávio Mangabeira (Camacan), que é um dos pontos públicos de acesso gratuito à internet pelos cidadãos no centro da cidade. Antes da solenidade de transferência do controle e administração do projeto, o ministro Ricardo Berzoini, técnicos do Ministério das Comunicações e o prefeito Claudevane Leite visitarão a Policlínica 2 de Julho,  na Avenida Inácio  Tosta Filho, um dos pontos de acesso do governo (PAG).

Na Policlínica, a comitiva acompanhará o funcionamento da internet de banda larga, que está garantindo mais agilidade na emissão de exames laboratoriais e marcação de consultas médicas à população. Dentre pontos governamentais de acesso já atendidos pelo projeto estão secretarias municipais da Saúde, Esportes e Recreação e Transportes e Trânsito, além da Guarda Civil Municipal, 15º Batalhão de Polícia Militar, Samu-192, Hospital de Base e o Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano.

O Projeto Cidade Digital já está em funcionamento em Itabuna desde o ano passado com 14 pontos de acesso do governo (PAG) e três pontos de acesso à população (PAP), com 15,8 km de fibra óptica implantada.  Além da Praça Camacan, possuem pontos de acesso livre e gratuito a Praça Rio Cachoeira e Estação Rodoviária de Itabuna.

 

Fórum

cidade digital 2No mesmo dia 27 também será realizado um fórum sobre a sustentabilidade do projeto Cidade Digital com a participação de representantes de 33 municípios baianos em que o sistema de internet de banda larga já está em funcionamento ou em fase de implantação. O evento, cujo local ainda vai ser definido, contará com a participação do chefe do Departamento de Infraestrutura de Tecnologia do Ministério das Comunicações, Américo Bernardes.

Durante o fórum, técnicos da Prefeitura de Itabuna vão fazer um balanço do que foi feito, o que está sendo executado e as próximas ações do Cidade Digital, além de apresentado o projeto GigaSul, que prevê a instalação de novos pontos de acesso na cidade e expansão de internet banda larga para  municípios circunvizinhos. As medidas são para melhorar os serviços de acesso à internet e para viabilizar e manter o funcionamento do Cidade Digital, cujo custos de manutenção passam para o município de Itabuna.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Tecnologia de Itabuna, o GigaSul será desenvolvido em parceria com entidades e instituições públicas como Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e Associação dos Municípios do Sul da Bahia (AMURC).