salles seca 2O deputado estadual Eduardo Salles se reuniu com o setor produtivo e lideranças da região do Vale do São Francisco para agradecer a caminhada política e discutir as demandas do local. O encontro aconteceu em Juazeiro e contou com a presença do presidente da ACOSF – Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do Francisco, do presidente do Instituto da Fruta do Vale do São Francisco, diversos Presidentes de Associações de Produtores, vereadores e outras lideranças dos municípios da região.

 

O setor produtivo demonstrou preocupação com a grave situação em que se encontra o Lago de Sobradinho, que está atualmente com apenas 18% de sua capacidade. Na mesma época do ano passado, o volume útil do lago era de mais de 50%. “Eu, que no início da minha vida profissional me especializei em irrigação e tive a oportunidade de conhecer e trabalhar em grandes projetos de irrigação em todo o Brasil, confesso que nunca vi uma situação tão dramática. Os números são assustadores e as providências tem que ser imediatas”, salientou o deputado Eduardo Salles. Ele lembrou ainda que, somente no Vale do São Francisco, cerca de 240 mil empregos em mais de 120 mil hectares irrigados movimentam toda a economia da região, que está ameaçada nesse momento.

 

Nos primeiros meses de anos anteriores, as cidades ribeirinhas chegaram a ter problemas de alagamento em bairros que ficam na beira do Rio São Francisco, por conta do grande volume de água. Neste ano, o problema é o contrário. A previsão do setor produtivo é de que o volume útil das águas chegue perto de zero em setembro deste ano. “Na minha visão, deve-se mobilizar a população o quanto antes e, independente de bandeiras partidárias, unir setores políticos municipais, estaduais e federais”, avalia o deputado. A situação é muito grave e afeta todos os municípios da região, já que a mola propulsora da economia regional são os projetos de irrigação na beira do Lago de Sobradinho e do Rio São Francisco. O probelma também preocupa outras regiões, como o lago de Itaparica, e outros grandes projetos, como o de Bom Jesus da Lapa.

 

salles seca 1Uma das soluções imediatas poderá ser a construção de flutuantes, onde seriam instalados sistemas motobombas, que, no futuro, podem efetivar o bombeamento para os canais.”Quando chegar o momento crítico, a solução de emergência já tem de estar pronta. Não podemos deixar o caos se instalar para só então começarmos a pensar em alguma coisa”, defende o deputado, alertando que a gravidade da situação deve ser levada ao Governador e à Presidente da República. “Na próxima terça-feira (17), a Comissão de Agricultura, da qual faço parte, vai ouvir os produtores do Vale do São Francisco. A sessão especial foi proposta para que esses produtores possam se posicionar e atualizar a comissão sobre os problemas da região. Do encontro, vamos tirar alguma proposta e fazer com que o assunto chegue às instâncias superiores”.

 

Ainda na reunião em Juazeiro, a ACOSF fez uma explanação sobre os avanços tecnológicos do setor dá ovinocaprinocultura e foi solicitado o apoio à 9ª Expovale, encontro de criadores de ovinos e caprinos da região, que acontecerá entre os dias 13 e 17 de maio em Juazeiro. O Instituto da Fruta pediu ao Deputado apoio junto ao Governo em função da necessidade de recursos para combater a mosca das frutas na região.

 

Casa Nova e Sobradinho

 

Nos dias anteriores, o deputado Eduardo Salles visitou os municípios de Casa Nova e Sobradinho e se reuniu com lideranças das colônias de pescadores, vereadores e com o setor produtivo. Em Casa Nova, a população solicitou melhorias nas estradas e no transporte escolar e a instalação de cisternas nas escolas, dentre outras coisas. “Vou correr atrás de soluções para esses problemas, mas muitas delas são de responsabilidade da Prefeitura. Vim aqui reassumir o meu compromisso com o trabalho e em prestar serviços para a população “, disse o deputado.

 

Em Sobradinho, Eduardo Salles participou da primeira feira da Rede Mulher e do evento organizado pela colônia de pescadores local.  “A gente se envolve com tudo, de culinária e pesca até artesanato”, explicou Cida Pescadora, que, durante o evento, comandou a cozinha show, ensinando receitas que agregam valor à tilápia, pescado da região. A ideia é que as receitas passem a fazer parte da merenda escolar e das refeições da população de toda a Região. A feira contou ainda com barracas de artesanato e com a presença da população, do Prefeito, vereadores, secretários e lideranças de todos os cantos do município. Também durante o evento, foram entregues equipamentos de pesca e de segurança ao presidente da Colônia de Pescadores, Ailton, e à presidente da Rede Mulher, Cida Pescadora, pela Prefeitura e Bahia Pesca.