Policiais do Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos (GME) apreenderam quatro adolescentes integrantes do grupo de hackers Slayers Brazil Hackteam, que invadiu e desconfigurou quase 1500 sites, privados e governamentais, brasileiros e estrangeiros, entre os quais, as páginas da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) e da Academia de Polícia Civil (Acadepol), no período de um ano.  Com idade entre 15 e 17 anos, os quatro garotos foram localizados pela equipe da GME, em suas respectivas residências, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, expedidos pela 14ª Vara Criminal, na semana passada.

Na casa de um dos adolescentes, de codinome Morpheus, no bairro de Pernambués, em Salvador,  os policiais apreenderam dispositivos de processamento (computadores) e de armazenamento (HDs externos, pen drive e DVD), equipamentos encaminhados para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT), pelo coordenador do GME, delegado Charles Leão, que também atendeu a imprensa, na tarde desta quinta-feira (26). Os outros mandados judiciais de busca e apreensão foram cumpridos no Vale das Pedrinhas e nos municípios de Lauro de Freitas e Camaçari.

Segundo Leão, a célula Slayers Brazil Hackteam vinha realizando ataques, em conjunto com outras células de hackers, contra sites governamentais, em protesto à Copa do Mundo no Brasil. Ouvidos pelo delegado Charles Leão na presença dos pais, os infratores afirmaram, antes de serem liberados, que a meta era atingir mais de 1.000 sites invadidos. Eles serão indiciados em inquérito, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Outros integrantes do mesmo grupo de hackers já foram identificados e também serão ouvidos na sede do GME, no Complexo Policial dos Barris. Os responsáveis legais desses adolescentes poderão ser acionados civilmente, arcando com seu patrimônio para custear a reparação dos danos causados às organizações públicas e privadas atingidas.

Entre os sites atacados pelos Slayers Brazil Hackteam destacam-se os da Unesco, do Procon de São Paulo, da TV Aratu, Bocão News, dos Esportes Clubes Vitória e Bahia, do PT de Pernambuco, do PSDB da Bahia e do município de Fortaleza. Verificou-se ainda que este grupo de hackers também desconfigurou os sites da Associação de Delegados da Polícia Federal e das associações de Delegados de Polícia dos estados do Rio Grande do Norte, Santa Catarina e de São Paulo.