alunos  copaEstudantes da rede estadual de ensino estão vivendo as emoções do Mundial de Futebol de forma muito especial. É que por meio do projeto ‘Escola na Copa 2014’, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), 2.300 ingressos foram entregues a alunos de 46 escolas estaduais para assistir aos jogos na Arena Fonte Nova entre Espanha x Holanda, Alemanha x Portugal, Suíça x França e Bósnia-Herzegovina x Irã.

Quem assistiu às primeiras partidas vibrou com as goleadas e classifica esses momentos como inesquecíveis. O estudante Alex Bruno Gonçalves Brito, 16 anos, da 8ª série do Colégio Severino Vieira, assistiu ao jogo em que a Holanda goleou o adversário por 5×1.

“É uma sensação incrível assistir a uma partida de Copa de Mundo de perto, com a multidão na mesma vibração, gente de várias nacionalidades. Torci muito pela Espanha e o placar foi demais”, afirmou. Para o pai do estudante, Jailton Gonçalves, que acompanhou o filho à Fonte Nova, essa oportunidade será inesquecível para ele. “Posso dizer que assisti ao melhor jogo da Copa até agora”, comemorou.

Expectativa

Outros estudantes vivem a expectativa da espera. Zenon Santana Machado, 14 anos, e Adriel Costa dos Passos, 15, alunos do 1º ano do Colégio Estadual Raphael Serravale, no bairro da Pituba, em Salvador, estão em contagem regressiva para assistir à partida Suíça X França, nesta sexta-feira (20), na Arena Fonte Nova.

“Estou ansioso. É muita emoção assistir a um jogo ao vivo de Copa do Mundo. Para quem gosta de futebol, como eu, ter sido sorteado com o ingresso foi um presente”, afirmou Zenon. Já Adriel, que também está contando os dias para conferir de perto a emoção do jogo, conta que sua expectativa é grande. “Estou animado para ver o jogo de perto na Fonte Nova, perceber a vibração das pessoas e acompanhar os jogadores ao vivo. Vai ser muito bom”.

A estudante Ainoã Oliveira Costa, do 2º ano do Colégio Estadual Ypiranga, no Largo Dois de Julho, que também vai assistir à partida Suíça x França, demonstra empolgação. “Achei muito legal o projeto ‘Escola na Copa’ e estou muito feliz com essa oportunidade porque amo futebol. Nunca estive em um estádio e vou, pela primeira vez, justamente em um jogo da Copa do Mundo. Que sorte!”. A diretora da unidade escolar, Rosa do Amparo, reforça. “Temos que ter orgulho de sediar uma Copa do Mundo e achei sensacional a iniciativa de privilegiar os nossos estudantes”.