:: 21/maio/2014 . 9:28
“Agenda 2014: Mundo do Futebol, Copa do Brasil” será lançada em Salvador
A Editora Via Litterarum lança nesta quarta-feira, dia 21, na Biblioteca Central do Estado, nos Barris a “Agenda 2014 Mundo do Futebol: Copa no Brasil” que abre a série Agendas Temáticas da editora.
Objetivando criar um produto jornalístico-literário combinado com as funções de uma agenda, a editora contou com um historiador e um geográfo para proporcionar aos amantes do futebol um acervo rico de informações,tendo como foco o futebol e as Copas do Mundo, narrando o contexto das 19 anteriores, bem como das 12 cidades-sedes desta, contando sua história e focando seus clubes profissionais, bem como elencando estatísticas básicas e, por fim, reunindo estatísticas básicas, além de mapas, dos 32 países participantes desta Copa do Mundo no Brasil.
Além da bola rolando, o livro informações relevantes sobre esse fascinante mundo, o mundo do futebol na perspectiva dos selecionados nacionais.
Governo encaminha PEC do Corpo de Bombeiros à Assembleia Legislativa
O governador Jaques Wagner encaminhou nesta terça-feira (20), à Assembleia Legislativa, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que trata da nova concepção do Corpo de Bombeiros Militar. De acordo com a PEC, o Corpo de Bombeiros será desvinculado da estrutura da Polícia Militar da Bahia e se tornará órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública, passando-se a chamar Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM/BA).
Com essa decisão, o Corpo de Bombeiros passa a ter autonomia administrativa e financeira. A nova estruturação dos bombeiros terá a sua organização básica e fixação do efetivo definidos por lei, no prazo de 120 dias da data de promulgação da Emenda Constitucional.
O encaminhamento da PEC à Assembleia Legislativa confirma o compromisso assumido pelo Estado de acompanhar a evolução conceitual, estrutural e operacional do Corpo de Bombeiros.
Senado aprova cotas para negros em concursos publicos
Os concursos públicos federais passarão a ter reserva de 20% das vagas para candidatos negros ou pardos pelos próximos dez anos. Um projeto de lei originário do Poder Executivo e já aprovado na Câmara foi aprovado sem alterações hoje (20), pelo Senado, e seguirá para sanção da presidenta Dilma Rousseff.
O texto estabelece que todos os concursos federais deverão prever cotas, inclusive dos órgãos da administração indireta, de autarquias, fundações e das empresas públicas. A matéria teve preferência de votação porque foi enviada em regime de urgência para o plenário, depois de ter sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, comemorou a aprovação das cotas e disse que a reserva de vagas para negros em concursos públicos é uma “medida mais que justa”, que vai ajudar a corrigir o histórico de exclusão da população negra no Brasil.
“As cotas, como qualquer medida nesse sentido, é uma busca de nós corrigirmos uma realidade trágica no Brasil, que foi a marginalização e a exclusão dos afrodescendentes por séculos”, avaliou. O ministro acrescentou que “o Senado acaba de dar um grande passo que a Câmara tinha dado também, de reconhecimento da necessidade de tomar as medidas no Brasil que aos poucos vão reduzindo os processos de exclusão”.
Pela proposta aprovada, terão direito a disputar as vagas reservadas os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição do concurso, conforme critérios adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se for constatada que a declaração foi falsa, o candidato poderá ter a participação no concurso cancelada ou sua admissão em órgão público, anulada.
– See more at: http://www.pimenta.blog.br/#sthash.5DvZXGtC.dpuf
- 1