:: 16/maio/2014 . 18:27
Filho escondia maconha na casa da mãe
Investigadores da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Senhor do Bonfim) apreenderam, nesta sexta-feira (16), mais de meio quilo de maconha, um colete antibalístico e três animais silvestres, na Rua José Sarney, distrito de Igara. Os policiais cumpriam mandados de busca e apreensão na região, para localizar drogas e motocicletas roubadas.
Segundo a delegada Antônia Jane de Araújo, plantonista da DT/Senhor do Bonfim, Arlindo Rodrigues Silva, de 35 anos, integra uma quadrilha de roubo de motos. Ele mantinha a droga e o colete na casa em que mora com a mãe, Maria de Lourdes Rodrigues Silva, 78, autuada por crime ambiental por abrigar um macaco, um jabuti e um papagaio. Um adolescente de 17 anos, sobrinho de Arlindo, foi apreendido em um imóvel vizinho com uma peteca de maconha.
Autuado por tráfico de drogas, Arlindo está custodiado na sede da 19ª Coorpin/Senhor do Bonfim. O garoto foi encaminhado ao Ministério Público e sua avó, Maria de Lourdes, responderá ao inquérito em liberdade.
Wagner entrega pavimentação de estrada Gandu-Piraí do Norte
Os 20 quilômetros da BA-250 que ligam os municípios de Gandu e Piraí do Norte foram pavimentados e sinalizados pelo governo estadual. O governador Jaques Wagner e o vice-governador, Otto Alencar, inauguraram a obra na manhã desta sexta-feira (16). Além de aproximar as pessoas que vivem nas duas cidades, a pavimentação facilitará o escoamento de produtos.
O trecho recuperado é bastante sinuoso e está localizado em uma das regiões mais chuvosas da Bahia. Esses fatores interferiram no valor da obra, que custou R$ 17, 2 milhões aos cofres do Estado. De acordo com o governador Jaques Wagner, o próximo passo será pavimentar os cinco quilômetros entre Piraí do Norte e o distrito de São Benedito. “Somos recordistas na construção de estradas. Isso melhora a saúde, a educação e o desenvolvimento econômico. O cacau produzido aqui não vai mais ficar preso nos atoleiros dessa estrada”, afirma Wagner.
Lula diz que questão de regulação da mídia é imperiosa
(do Brasil 247( – “Eu me dou o direito de dar entrevista para quem eu quero, na hora que eu quero”, disse o ex-presidente Lula, na manhã desta sexta-feira 16, em palestra no 4º Encontro Nacional dos Blogueiros. Ele explicou que ficou “impressionado com a violência com que a imprensa tratou minha entrevista ao blogueiros, lá no Instituto da Cidadania”.
Lula foi fundo em sua crítica à mídia. Na primeira parte de seu discurso, ele citou legislações recentes feitas na Inglaterra, Argentina e Equador que impuseram normas ao funcionamento da mídia. “Todos as sociedades democráticas do mundo contam com mecanismos de regulação dos meios de comunicação”, disse Lula.
“Nos Estados Unidos, há a proibição da chamada propriedade cruzada. Em outros países, como Espanha, Portugal, França e Itália há leis que tratam dos meios de comunicação. Não venham dizer que isso é censura, ou que estamos querendo controlar os meios de comunicação. Estou citando países capitalistas. Não venham dizer que sou esquerdista, nem citei a Venezuela do saudoso presidente Chávez”.
O ex-presidente prosseguiu: “Tenho viajado pelo mundo todo fazendo esse debate, mas o que vejo aqui é uma mídia que desanca o País”. Lula alertou ainda: “Queria que ficasse claro que ninguém quer censurar ninguém, queremos apenas gritar mais alto ‘Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”.
Lula criticou a negação à política: “A negação da política não melhorou nenhum pais do mundo”, apontou. “Eu não acredito em política sem esperança”, acrescentou. Ele disse ver como a televisão se dá o luxo de “esculhambar a política”. Ele disse que não vale a pena chorar porque tal jornal fala mal do PT, e que o que precisamos fazer é usar os blogs que estão do lado do País.
O discurso do deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, que pediu “Dilma na Papuda” durante evento do 1º de Maio, foi classificado como “falta de respeito” pelo ex-presidente. “Eu nunca vi tanta virulência de ataque preconceituoso contra a Dilma hoje”, disse. Segundo Lula, a oposição “está é com medo da Dilma”.
Ao falar sobre a crise hídrica em São Paulo, ironizou ao dizer que, se a responsabilidade fosse do prefeito Fernando Haddad, os ataques da imprensa seriam muito piores. “Cadê o choque de gestão?”, questionou, em referência ao lema do PSDB. Ele acrescentou em seguida: “O choque de gestão significa: redução de salário e dispensa de trabalhador”.
Sobre a Copa do Mundo, Lula disse que não se preocupa com o volume de dinheiro que entrará no País e voltou a dizer que o Mundial é uma “oportunidade extraordinária” do País de mostrar ao mundo como ele é. “Mostrar a beleza desse povo, esse povo alegre, respeitoso”. Ele disse que não é necessário criar uma lei contra mascarados. “Não precisa de lei, precisa da sociedade atenta, porque um cara que sai mascarado nas ruas não têm boas intenções”. Sobre a possibilidade de se ter manifestações durante a Copa, afirmou: Não vamos ficar com medo de ter passeata, de greve, nascemos com isso. Minha bursite é de tanto carregar faixa”.
Cadastramento de doadores de medula óssea em Itabuna
“Primeiro você faz o cadastro depois você salva vidas” esse é o lema da campanha do Cadastro Nacional de Doador de Medula Óssea iniciado na manhã desta sexta-feira, no ambulatório do GACC, no Hospital Manoel Novaes. O cadastramento é uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna, Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC)
Esperança e solidariedade foram as palavras de ordem no primeiro dia do cadastramento que se estende até domingo, 18, e mobiliza pessoas entre 18 e 54 anos, que devem preencher um formulário e ceder 5 ml de sangue para análise de compatibilidade. Os 5 ml de sangue representam a esperança de uma nova vida para mais de mil pacientes que aguardam o transplante de medula óssea e enquanto isso não acontece precisam utilizar medicamentos, quimioterapia, imunoterapia, radioterapia ou mesmo associação de diferentes tratamentos.
A coordenação espera que cerca de duas mil pessoas se cadastrem em Itabuna e ampliem o número de doadores na Bahia, considerado baixo ante a população. Foi o que explicou a assistente social do Hemoba, Lislane Freitas, que fez uma palestra para os candidatos a doadores. “Essa regionalização do cadastro é importante, pois ajuda a fomentar a doação. É realmente muito difícil encontrar doadores. A chance de um doador ter compatibilidade com um paciente é de um a cada 100 mil”, disse.
Casa de Cultura Jorge Amado de Ilhéus integra programação da 12ª Semana Nacional de Museus
A Casa de Cultura Jorge Amado integra a programação da 12ª Semana Nacional de Museus. Em Ilhéus, o evento conta com exposições fotográficas, exibição de filmes, contação de histórias e apresentação de recitais de poesia e violão em diversos espaços de cultura da cidade, a exemplo do Museu do Mar e da Capitania, da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), espaços Goca Moreno e Dilazenze, Memorial Casa Sá Barretto, museus da Piedade e do Cacau e a Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia.
A Semana Nacional de Museus foi iniciada na segunda-feira, dia 12, e segue até este domingo, dia 18, em várias instituições de Ilhéus e em todo o país. O diretor da Casa de Cultura Jorge Amado, Odilon Andrade, disse que um dos objetivos é estimular a valorização do colecionismo e a interação entre acervos públicos e privados no campo das realidades culturais do país.
De acordo com Odilon Andrade, o acervo fixo do escritor funciona na Casa de Cultura Jorge Amado, no corredor do Centro Histórico de Ilhéus. No espaço, estão em exposição permanente as capas de seus livros, objetos pessoais, fotografias da família, representações de orixás, dentre outros. “A casa é muito visitada por turistas, estudantes e comitivas de diversos estados e municípios da Bahia que querem conhecer cada detalhe do prédio e a vida e a obra do autor de Gabriela, cravo e canela”, ressalta Andrade.
Anti-Copa, anti-eleição & anti-jornalismo
Paulo Moreira Leite (*)
Havia mais gente num ato do Planalto para anunciar condições de trabalho na Copa do que na maioria dos protestos anti-Copa
Só é possível entender a importância atribuída pelos meios de comunicação aos protestos anti-Copa, ontem, como parte do esforço para colocar o governo Dilma na defensiva quando faltam cinco meses para a eleição presidencial. É isso e só isso.
Na maioria dos protestos realizados do país, havia menos gente do que no Palácio do Planalto, às 15 horas da tarde de ontem, quando o governo, entidades patronais e as centrais sindicais – inclusive a Força Sindical – assinaram um acordo pelo trabalho decente durante da Copa do Mundo.
Você pode achar burocrático. Mas veja as consequências práticas.
No final do dia, em Brasília, grandes redes de alimentação e hoteis – estamos falando de Mac Donalds e Habibs, Accor, por exemplo – haviam firmado um acordo que, soube depois, era inédito no mundo.
Casal morre em acidente na BR 101 no Sul da Bahia
Um casal morreu hoje à noite em acidente ocorrido na BR-101, próximo a São José da Vitória, no Sul da Bahia. As vítima residiam em Vila Operária, Buerarema, e foram identificadas como João da “Malária” e a esposa, Aidê Santos.
João e Aidê morreram na colisão do Fiat Uno em que estavam e um GM Vectra, que seguia para Porto Seguro. O agricultor perdeu o controle do carro ao entrar em uma curva entre São José da Vitória e Buerarema.
Cinco pessoas foram socorridas em estado grave e encaminhadas ao Hospital de Base de Itabuna. Quatro delas estavam no Fiat Uno. Uma quinta, identificada como Janaína Moura, estava no Vectra e encontra-se internada no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Com informações de Gilvan Martins. (do Pimenta na Muqueca).
- 1