doação 1

“Primeiro você faz o cadastro depois você salva vidas” esse é o lema da campanha do Cadastro Nacional de Doador de Medula Óssea iniciado na manhã desta sexta-feira, no ambulatório do GACC, no Hospital Manoel Novaes. O cadastramento é uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna, Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC)

doação 2Esperança e solidariedade foram as palavras de ordem no primeiro dia do cadastramento que se estende até domingo, 18, e mobiliza pessoas entre 18 e 54 anos, que devem preencher um formulário e ceder 5 ml de sangue para análise de compatibilidade. Os 5 ml de sangue representam a esperança de uma nova vida para mais de mil pacientes que aguardam o transplante de medula óssea e enquanto isso não acontece precisam utilizar medicamentos, quimioterapia, imunoterapia, radioterapia ou mesmo associação de diferentes tratamentos.

A coordenação espera que cerca de duas mil pessoas se cadastrem em Itabuna e ampliem o número de doadores na Bahia, considerado baixo ante a população. Foi o que explicou a assistente social do Hemoba, Lislane Freitas, que fez uma palestra para os candidatos a doadores. “Essa regionalização do cadastro é importante, pois ajuda a fomentar a doação. É realmente muito difícil encontrar doadores. A chance de um doador ter compatibilidade com um paciente é de um a cada 100 mil”, disse.