frei betoO teólogo brasileiro  Frei Betto propôs em Havana, durante o IX Congresso Internacional Universidad 2014, tomar o próximo ano como meta para cessar a injustiça contra os cinco antiterroristas cubanos presos injustamente nos  Estados Unidos.

Com esse objetivo, Frei Betto, que também é sociólogo, jornalista e escritor,  defendeu a criação em cada centro de ensino superior um grupo que contribua para divulgar o casos cos cinco e realizar ações em prol da libertação de todos.

Ao participar de um painel organizado pela  Rede de Universidades, dedicado ao tema, Betto sugeriu que essas equipes poderiam se denominar G 5, em referência a inicial do nome de  Gerardo Hernández, o mais castigado dos cinco, que cumpre pena de prisão perpétua, mais 15 anos, por defender seu país do terrorismo.

René González, que está em liberdade após cumprir pena nos EUA, afirma que esse é um caso que os EUA querem silenciar e que é preciso uma grande mobilização mundial para sensibilizar o governo norteamericano.

René pediu apoio  internacional para a realização da III Jornada Mundial de Solidaridad con Los Cinco, a realizar-se em Washington (EUA), de 4 a 11 de junho de 2014, com o objetivo de conseguir a liberação dos quatro companheiros.

O Universidad 2014 é realizado no l Palacio de Convenções de Havana e tem como tema “Por uma  Universidade socialmente responsável”.