lula doutorO deputado federal Geraldo Simões destacou que a Universidade Federal do ABC – UFABC, em São Bernardo do Campo com a presença da Presidenta Dilma, concedeu o título de doutor honoris causa ao ex-presidente Lula. A UFABC foi criada na gestão do então presidente Lula, e esse é o primeiro título deste tipo concedido pela instituição.

“Para aqueles que possam vir a criticar, afirmo que não há nada mais justo que conceder este prêmio ao ex-torneiro mecânico que, saindo do sertão nordestino, chegou a líder sindical e posteriormente a líder de milhões de brasileiros e presidente durante dois mandatos seguidos”, disse.

Para Simões “um torneiro, com apenas o curso técnico do Senai, que teve a sensibilidade de criar 14 novas universidades federais, inúmeras escolas técnicas e revolucionar o ensino brasileiro, proporcionando condições inéditas de acesso de segmentos médios e pobres de nossa sociedade ao ensino universitário”.

“Apesar de todas as dificuldades e desafios que ainda enfrenta a educação no Brasil, ninguém, em boa intenção e são juízo pode negar os avanços conseguidos durante os governos do PT”, disse.

Dando continuidade à política de Lula, de priorizar a educação e criar oportunidades de acesso ao ensino universitário, a Presidenta Dilma seguiu criando universidades e criou a Universidade Federal do Sul da Bahia, UFESBA, que deve iniciar suas atividades já em 2014. “Agradeço ao ex-presidente Lula, à Presidenta Dilma e ao Ministro Aloizio Mercadante a criação da UFESBA, com sua reitoria sediada em nossa Itabuna, segundo nossos desejos e com campus em Teixeira de Freitas e Porto Seguro.”, ressaltou.

“Tenho certeza que este agradecimento representa o sentimento de gratidão da imensa maioria do povo do Sul da Bahia. Por tudo isso, considero mais que merecida esta homenagem prestada a nosso grande companheiro, o ex-presidente Lula”, finalizou Geraldo Simões.