WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

junho 2013
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  


Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados aprova projeto Cacau Cabruca

O deputado federal Geraldo Simões destacou  a aprovação hoje (12) pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Projeto de Lei nº 4.995 de 2009, o chamado Projeto Cabruca. O projeto é de autoria do deputado e segundo ele “terá grande impacto na região cacaueira do sul da Bahia e na preservação da Mata Atlântica, além de poder servir de modelo para a produção agrícola combinada com a preservação ambiental”.

O projeto define o que é o Sistema Cabruca, permitindo sua identificação legal, como o sistema da cultura do cacau combinado com a existência de 40 indivíduos de espécies nativas por hectares; além de metas para a conservação das áreas tradicionais, como a preservação do Sistema Cabruca na conservação da Mata Atlântica.

Também prevê a integração de corredores ecológicos, o manejo da agrobiodiversidade, de acordo à Lei nº 11.428/2006, a conservação da flora e da fauna, o resgate das espécies nativas, capacitação de trabalhadores, educação ambiental e estímulo ao turismo rural, além de criação de Reservas Particulares de Patrimônio Natural – RPPN.

De acordo com o projeto,  o poder público deverá incentivar economicamente e estimular o Sistema Cabruca, inclusive determinando a prioridade para incentivos econômicos às áreas onde houver remanescente da vegetação nativa. Além disso, a proposta define bases para o manejo e o estímulo pelo poder público para a implantação do Sistema onde a densidade vegetal de espécies nativas é inferior á determinada no artigo 1º, buscando ampliar a recuperação da mata Atlântica.

Geraldo Simões ressaltou “a importância do desenvolvimento sustentável, que só pode ser conseguido com base da combinação entre a preservação do meio ambiente e formas de cultivo compatíveis com as necessidades da produção e da manutenção da economia”.

“Sinto sinceramente que nossa região cacaueira do Sul da Bahia terá um futuro promissor, com condições de garantir uma vida digna a todos, se lograrmos combinar os investimentos atuais em infraestrutura que atualmente se verificam, com investimentos na educação, que serão uma realidade com a UFESBA, com as políticas sociais do Governo Federal e do Estado, com a implantação de sistemas de produção agrícola combinados com a preservação ambiental e com o desenvolvimento do turismo, inclusive do turismo ecológico”, disse o deputado..

“Sabendo manter o rumo das conquistas econômicas e sociais que estamos logrando, sem nos desanimar pelas dificuldades conjunturais e sem dar ouvidos às aves de mau agouro que, em função das eleições que se aproximam, buscam levar o Brasil a uma crise artificial, tenho confiança no futuro de nossa região”, finalizou.

2 respostas para “Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados aprova projeto Cacau Cabruca”

  • Dorcas says:

    Caro Thame, Hugo Chaves morreu e espero que tenha levado com ele a tentativa de dominar a imprensa e a “vox populi”.
    Libera aê o meu comentário sobre o cacau cabruca, Oh mêu!
    Ou vc acha que tem algo de ofensivo?
    Abraço.
    Dorcas.

  • marcelofreirefranco says:

    quero ver o projeto cacau cabruca

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia