WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

junho 2013
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  


Baianos se destacam no ranking nacional do windsurf

A vocação dos baianos para o Windsurfe volta com tudo e marca presença no ranking nacional. O velejador Sinval Costa dos Santos, 5° lugar no Sulamericano em 2012, conquistou o posto de vice-campeão brasileiro na categoria Sport no Campeonato Brasileiro de Windsurf FEOD (Fórmula Experience One Design) 2013, em uma dura disputa contra velejadores de vários estados brasileiros e com ventos de até 18 nós e pancadas de chuva, exigindo assim mais dos atletas nas águas do mar da cidade alagoana de Maragogi, na última semana.

A Bahia também trouxe para casa o 3° lugar da categoria Sub20, com Gustavo Lessa e o primeiro lugar da categoria Rio, conquistada por Tatiana Furtado. Os destaques do esporte na Bahia fazem parte de um grupo, que há quatro anos iniciou um movimento de resgate da modalidade e lançaram ao mar, na Baía de Todos os Santos, na região do bairro da Ribeira e na Ilha de Bom Jesus dos Passos, e Rua K, em Itapuan, suas velas coloridas.

De Itapoan, Sinval seguiu os ensinamentos de Reizinho, três vezes campeão brasileiro, na década de 80, e conseguiu vencer a competição de Maragogi, disputada em mar aberto, com muitas ondas e contra atletas que atuam profissionalmente. Gustavo Lessa, jovem e destemido, deu testa com Leonardo Venturini e Gabriel Bastos, 1° e 2° lugares no brasileiro e promessas para as olimpíadas, no Rio, em 2016.  Tatiana Furtado não decepcionou no feminino e garfou mais um troféu para sua coleção.

O trabalho de resgate do windsurfe baiano está atraindo a cada dia mais pessoas para a prática. Parte desse impulso é devido também ao trabalho realizado pela equipe Axé Wind, que motiva os atletas a praticarem e competirem em pé de igualdade em competições de peso, pelo mundo afora. Com Centro de Treinamento na  Ilha de Bom Jesus dos Passos, que apesar de pertencer a Salvador, fica próxima de Madre de Deus, e uma loja no Porto da Barra, a Axé Wind tem investido também em outras modalidades náuticas, como o stand up paddle e o Wakeboard.

1 resposta para “Baianos se destacam no ranking nacional do windsurf”

  • Isabella Gontijo says:

    Matéria fantástica ! E a mais pura verdade , pois esta mesma thurma já alçou ventos e distancias maiores e vieram trazer um pouco desta paixão a Trancoso . Aqui no sul da Bahia.
    Onde só existia um único windsurf velejando , hoje somos cinco praticantes completamente apaixonados pelo esporte .
    Aprendemos muito com estes mestres tão queridos da Axe wind e mais importante que isto . Fizemos grandes amigos !
    Além de poder estar em contato direto com a natureza , não existe nada mais gostoso de sentar ao lado dos amigos e bater aquele papo depois de um velejo . Muitos causos , muita resenha e Muitas risadas .
    Windsurfing não e apenas uma paixão . E uma forma de viver a vida intensamente . ter sabedoria e entender as forcas da natureza.
    Aprendemos muito quando estamos voando sobre as aguas deste oceano maravilhoso. reconhecemos nosso tamanho em proporção ao tamanho do universo.
    Enfim …. recomendo !
    Mais uma vez um grande obrigado a estes Baianos tão Porretas !
    Beijos Grandes da velejadora daqui do sul do estado

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia