WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

maio 2013
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  


:: 12/maio/2013 . 19:35

Baile na Fonte Nova: Vitória coloca o Bahia pra dançar. 7×3

Mãe só tem uma

Aproveitando o ensejo do Dia das Mães a professora pediu a seus alunos do ensino fundamental que contassem uma história que terminasse com a frase “Mãe só tem uma”.

Mariazinha, uma loirinha de nariz empinado, contou a sua:

-Eu estava com dificuldades de estudar pra prova, minha mãe me ensinou tudo e aí tirei nota 10. Mãe só tem uma.

Juquinha, metido a mauricinho, relatou:

-Em joguei bola com meus amiguinhos e ralei o joelho. Minha mãe fez curativo, cuidou de mim e eu fiquei bom. Mãe só tem uma.

Ai chegou a vez de Paulinho, um moreninho (ops, afrodescente), morador da favela (ops, comunidade), onde os riquinhos viciados (ops, dependentes químicos) iam comprar drogas:

-Eu sai da escola, passei a tarde engraxando sapatos na rua e quando cheguei em casa minha mãe tava se enroscando no sofá com um negão  qye eu nunca vi na vida. E foi logo gritando: `ô, moleque, pega aí duas nova schin na geladeira pra eu tomar com o meu macho. Ai eu abri a geladeira e respondi: ´mãe, só tem uma…`

Tiroteio deixa cinco pessoas feridas em show no Espora de Ouro

Cinco pessoas foram baleadas nesta madrugada de domingo, 12, em frente ao espaço de shows Espora de Ouro, em Itabuna. As vítimas não correm risco de morrer e foram identificadas como o  mototaxista Cleiton Luiz Santos Lima, Wilson Menezes Alvarenga Neto, Carla Costa Ribeiro e Larissa Oliveira Palmeira, além do policial militar Márcio José Silva Guimarães.

Todas vítimas foram levadas para o Hospital de Base. Segundo apurou o site Plantão Itabuna, o alvo dos atiradores era o mototaxista Cleiton Luiz Santos Lima. A suspeita foi levantada por agentes do Serviço de Investigação em Local de Crime, da Polícia Civil.

A motivação para o crime, no entanto, não foi revelada pela polícia. As vítimas participavam de uma das festas de forró mais tradicionais do sul da Bahia, o Forró da Jacutinga. (do Pimenta)

Ataque de lagarta a algodão e soja no Oeste Baiano pode ser bioterrorismo

ataque da lagarta ameaça safra de soja e algodão

Segundo informações chegadas ao secretário estadual da Agricultura (Seagri), e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), engenheiro agrônomo Eduardo Salles, há suspeitas de que o ataque da lagarta Helicoverpa Armigera, que está destruindo as plantações de algodão e soja em nove municípios do Oeste baiano e mais quatro estados seja resultado de bioterrorismo. Foi o que ele disse nesta sexta-feira (10), em Barreiras, durante reunião com produtores, secretários de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde dos municípios afetados e promotores do Ministério Público Estadual e do Trabalho. De acordo com Salles, a suspeita estaria sendo investigada pela Polícia Federal (PF) e pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A praga já causou prejuízos superiores a R$ 1 bilhão e está comprometendo 228 mil hectares de algodão somente na Bahia.

Além do Oeste baiano, a lagarta Helicoverpa, praga quarentenária A1, até então inexistente no Brasil, já está presente nos estados do Paraná, Goiás, Piauí e Mato Grosso, e pode chegar a outras regiões.

A reunião pública realizada nesta sexta-feira no auditório do Inema de Barreiras, com a participação do secretário Eduardo Salles, promotores do MPE e do Trabalho; do diretor geral e do diretor de Defesa Vegetal da Adab, Paulo Emílio Torres e Armando Sá; produtores e secretários de Agricultura, de Saúde e do Meio Ambiente dos municípios de Barreiras, São Desidério, Luís Eduardo Magalhães, Baianópolis, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Correntina, Jaborandi e Cocos, teve o objetivo de alinhar as ações e definir regras para a aplicação do produto agroquímico Benzoato de Amamectina, de comprovada eficiência em outros países, no combate à lagarta Helicoverpa spp.

O produto, importado, já está em solo brasileiro e chega ao município de Luís Eduardo Magalhães até quarta-feira (15), onde ficará armazenado e autorizado o uso sob o monitoramento da Adab. Os promotores dos Ministérios Públicos aguardam ainda as recomendações da Anvisa e Inema para assim dar sequência ao processo de aplicação.

“Estima-se que com a utilização deste produto específico para a Helicoverpa aconteça redução populacional para assim podermos agir no manejo da lavoura”, afirma o secretário Eduardo Salles, destacando que o governo federal deve aprofundar as investigações para detectar as causas do surgimento da Helicoverpa no Brasil.

Inicialmente, o produto será utilizado em 10 propriedades, seguindo diversas regras e cuidados, numa ação conjunta dos governos federal e estadual, prefeituras, entidades de classe e produtores. Esse projeto piloto vai gerar a elaboração de um relatório, que será a base para a segunda fase de aplicação do Benzoato de Emamectina em todas as propriedades atingidas pela praga, ao longo de 90 dias, conforme ficou acordo em reunião com o MP Federal.

Essa reunião aconteceu na semana passada, em Brasília, quando a questão foi debatida com o Ministério Público Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Agricultura, Seagri/Adab; Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária; Secretaria do Meio Ambiente/Inema.





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia